Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Economia 12/12/2019 | 20h31

Marcopolo fecha maior venda de ônibus urbanos do ano para empresa de Brasília


Marcopolo fecha maior venda de ônibus urbanos do ano para empresa de Brasília
Foto: Edypo Alaniz/Divulgação

Depois de passar por um período de recuperação, o mercado de ônibus urbanos brasileiro está em expansão. Prova disso vem de uma das maiores fabricantes do País, a Marcopolo, que nesta quinta-feira (12) anunciou a maior venda do ano de carrocerias para o mercado nacional. A Viação Pioneira, de Brasília, fechou a compra de 319 unidades do modelo Torino.

O diretor do Negócio Ônibus da Marcopolo, Rodrigo Pikussa, cita que este cliente tem um padrão construtivo bastante elevado, pois solicitou componentes especiais nos veículos, como portas eletrônicas e câmeras. Por isso, alguns projetos da companhia caxiense foram adaptados para atender à demanda do cliente até o final de dezembro.

Do total de veículos, 282 são do modelo Torino MD com chassi Mercedes-Benz Euro 5, com capacidade total para 72 passageiros em pé e sentados. Os ônibus também são equipados com elevador de acessibilidade, entre outros itens. Os outros 37 veículos são do modelo Torino MT Low Entry, com chassi Mercedes-Benz Euro 6, com capacidade para 81 passageiros, estes equipados com ar-condicionado.

Para o diretor da Marcopolo, a aquisição reforça a presença da marca no segmento, com destaque para a liderança do modelo Torino. Segundo Rodrigo Pikussa, a venda definitivamente marca a consolidação da retomada dos urbanos no Brasil.

Neste ano, a Marcopolo investiu R$ 73,7 milhões nas unidades de Caxias do Sul. Parte significativa do valor foi aplicada no novo centro de fabricação de componentes e subconjuntos metálicos, que unifica a produção de itens.

Segundo dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), de janeiro a outubro foram produzidas mais de 18,7 mil carrocerias, sendo que três marcas da Marcopolo são responsáveis por 48% do mercado nacional. O Brasil é, atualmente, o 4º maior produtor mundial de ônibus, atrás da China (1º), Índia (2º) e Rússia (3º).


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.