Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Pandemia 23/10/2020 | 18h37

Mapa preliminar do distanciamento controlado volta a ter bandeira vermelha, mas mantém Caxias na laranja


Mapa preliminar do distanciamento controlado volta a ter bandeira vermelha, mas mantém Caxias na laranja
Foto: Divulgação

O mapa preliminar do distanciamento controlado, divulgado nesta sexta-feira (23), voltou a apresentar bandeira vermelha, depois de duas rodadas sem a classificadas, de risco epidemiológico. Além disso, as bandeiras amarelas, risco baixo, presentes também há duas rodadas, deram lugar, novamente, a bandeiras laranjas, de nível médio.

Em amarelo na rodada anterior, as regiões de Bagé, Cachoeira do Sul e Palmeira das Missões apresentaram piora nos indicadores e passaram, nesta semana, para a bandeira laranja.

As regiões de Cruz Alta, Ijuí e Santo Ângelo, que estavam na bandeira, também apresentaram piora nos indicadores e voltaram para a bandeira vermelha. As outras 15 regiões Covid seguem em bandeira laranja, inclusive Caxias do Sul.

O número de novas hospitalizações confirmadas por Covid-19 aumentou 21% – de 739 para 897 –, o que repercutiu sobre a elevação de 13% de internados em leitos clínicos confirmados com Covid-19. O número de óbitos cresceu 11% entre as duas últimas semanas, subindo de 213 para 236.

As regiões em cogestão, como Caxias, classificadas em bandeira vermelha podem adotar regras de bandeira laranja, e as classificadas em laranja podem adotar protocolos de bandeira amarela. Para isso, basta que enviem protocolos próprios adaptados à Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam).

A adoção de protocolos alternativos não altera as cores do mapa definitivo, que será divulgado após análise dos recursos pelo Gabinete de Crise, na tarde de segunda-feira (26). A vigência começa à 0h de terça-feira (27) e se encerra às 23h59 de segunda-feira (02).

Em mais uma rodada, a região Covid de Caxias do Sul obteve novamente média final com avaliação de bandeira laranja. Com cinco indicadores do modelo alcançando a bandeira amarela, Caxias do Sul obteve uma importante ampliação no número de leitos de UTI livre de uma semana para outra. Agora são 78 unidades disponíveis para pacientes mais graves e que exijam cuidados intensivos, quando na semana anterior eram 55 leitos.

Outra medida com nota de baixo risco alcançada pela região diz respeito à redução de 81 para 72 do número de hospitalizações por Covid, comprando-se os últimos 7 dias com o mesmo período anterior. A região já soma 5.124 casos recuperados da doença 50 dias antes do início dessa semana do modelo, ao passo que são 901 ativos identificados depois disso. Único indicador mensurado na cor preta, Caxias do Sul viu aumentar de 37 para 51 o número de internações em leitos clínicos por Covid de uma semana para outra.


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.