A primeira fase de imunização do grupo prioritário definido pelo Plano Municipal de Vacinação do Município contra a Covid-19 teve início na última terça-feira (19). E, desde então, já foi administrada mais da metade das doses disponibilizadas para Caxias do Sul. Ao todo, receberam a vacina até agora 3.327 pessoas, entre profissionais de saúde e idosos, moradores de casas asilares. A informação foi confirmada pela Secretaria de Saúde (SMS) à Rádio Caxias nesta sexta-feira (22).
Segundo a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta, a vacinação transcorreu como o esperado nestes primeiros dias. Ela assinala que a média diária de imunizados tem sido em torno de 830 pessoas. A expectativa da SMS é administrar as 2.673 doses restantes da vacina até meados da próxima semana, embora a velocidade da imunização esteja condicionada a diversos fatores.
Juliana explica, por exemplo, que é grande o número de instutuições de longa permanência a serem visitadas, e que estes locais demandam mais tempo na administração da vacina. Outra questão importante é que a equipe para realizar este serviço é restrita.
Caxias do Sul recebeu na última segunda-feira (18) 6 mil doses da Coronavac, mesmo dia em que foi divulgado o Plano Municipal de Vacinação do Município. Nesta primeira fase de vacinação foram imunizados, até esta sexta-feira (22): 2.895 profissionais de saúde, que atuam na linha de frente do Covid-19; 334 idosos institucionalizados e 98 profissionais de saúde, que atuam nestes locais de longa permanência de idosos. Estão totalizadas, assim, as 3.327 doses aplicadas.
Cumpre informar que, até a tarde desta sexta, a cidade de Caxias do Sul estava zerada no painel do Estado que traz o Monitoramento da Imunização Covid-19. Na página também constam informações de doses recebidas e aplicadas por municípios, Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS) e regiões Covid do Distanciamento Controlado.