Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Educação 31/08/2021 | 10h45

Maioria das escolas municipais vai encerrar o revezamento de turmas


Maioria das escolas municipais vai encerrar o revezamento de turmas
Foto: Divulgação/Internet

As regras para funcionamento de escolas foram alteradas no Rio Grande do Sul. Agora o distanciamento mínimo entre alunos em uma mesma sala de aula é de um metro, contanto que os estudantes usem máscaras e que haja bom nível de ventilação. Desta forma, deve acabar o revezamento de turmas para a maioria das instituições de ensino de Caxias do Sul.

Já nesta segunda-feira (30) colégios de redes privadas e do Município avisaram as comunidades escolares das alterações. Além da diminuição do espaçamento entre classes, cai a obrigatoriedade de medição da temperatura dos estudantes. Ainda assim, as entradas e saídas devem ocorrer de forma escalonada em todas as instituições.

Além disso, a titular da Secretaria Municipal da Educação (Smed) frisa que cada escola precisa planejar o momento de acordo com a própria realidade.Sandra Negrini atenta para as diferenças estruturais entre as instituições. Destaca que a maior parte das instituições deve ficar autorizada ao trabalho em capacidade máxima, pontuando que existem exceções.A secretária salienta que esta etapa tem diversos condicionantes que demandam a análise cuidadosa no colégio pelo Conselho Operacional de Emergência em Saúde (COE).

O presidente do Sindicato do Ensino Privado do Estado (Sinepe-RS), Bruno Eizerik, comenta que cerca de 80% dos alunos da rede privada têm frequentado classes presenciais. Entretanto, ele lembra que era preciso o revezamento das turmas pelo espaçamento mínimo exigido.Eizerik comemora a nova flexibilização, destacando que a entidade não via mais justificativas para a manutenção desta norma.

Ainda conforme a Smed, capacidade do refeitório, perfil dos alunos da educação infantil, que ainda tem particularidades de mobiliário, interferem na ocupação total de salas de aula. Portanto, podem ocorrer casos em que apenas algumas turmas de determinado colégio possam encerrar o revezamento. Isto ocorre porque as salas devem ter o tamanho necessário para a distância de um metro entre estudantes.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.