Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Dia do Gaúcho 19/09/2021 | 20h03

Lojas do comércio varejista e supermercados têm permissão para abrir durante feriado em Caxias


Lojas do comércio varejista e supermercados têm permissão para abrir durante feriado em Caxias
Foto: Divulgação Internet

Estabelecimentos de gêneros alimentícios estão entre aqueles que funcionarão durante o feriado da Revolução Farroupilha, nesta segunda-feira (20), assim como o comércio lojista e alguns serviços essencias da Prefeitura de Caxias.

Segundo o presidente do  Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Caxias do Sul (Sindigêneros), as lojas do setor estão autorizadas a funcionar nesse feriado graças a uma convenção coletiva realizada em 2021.

Ele estima que cerca de 80% dos supermercados deverão abrir, porém outros terão expediente somente pela manhã. Daí a importância de o consumidor se informar, previamente,sobre os horários de funcionamento para não perder a viagem. 

A abertura desses estabelecimento, nessa segunda-feira (20), poderá ser realizada em função de um acordo firmado durante  a Convenção Coletiva de Trabalho 2021-2022, acordada entre o Sindilojas Caxias e Sindicomerciários. 

A presidente do Sinlojas Caxias, Idalice Manchini, explica que para isso ainda foi exigido do comércio varejista de Caxias do Sul, Flores da Cunha e São Marcos a emissão de um certificado de autorização de funcionamento, disponibilizado gratuitamente pelo site da entidade para os associados.

Idalice também está otimista quando ao faturamento durante o feriado. E acredita que será uma excelente oportunidade para os comerciantes incrementarem às vendas no mês de setembro. Ela lembra que o estabelecimento que não observar os requisitos de funcionamento estará sujeito à multa. 

Bancos e as unidades de atendimento dos Correios estarão fechados. Já a manutenção de serviços essencais também está garantida pela Prefeitura de Caxias nessa segunda-feira.  Sendo assim, haverá expediente normal nas UPAs Central e Zona Norte. As UBSs e UBVs, por sua vez, estarão fechadas, portanto, não haverá vacinação no feriado, retornando na terça (21). O Samu e a Central de Exames seguirão em esquema de plantão.  

Seguirão em esquema de plantão o Samae, a Fundação de Assistência Social (FAS), a Secretaria de Obras e Serviços Públicos (Smosp) e a Secretária Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade (SMTTM). 

Já a Codeca e o Hemocento de Caxias do Sul estarão fechados. O Alô Caxias apenas pelo site sac.caxias.rs.gov.br. 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.