Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Liberação 30/09/2021 | 15h28

Liberação de guias de ITBI tem alta de 33% em 2021


Liberação de guias de ITBI tem alta de 33% em 2021
Foto: divulgação/ Prefeitura de Caxias do Sul

De janeiro a setembro deste ano, a Secretaria da Fazenda de Caxias do Sul aumentou em 33% a liberação de guias do ITBI (Imposto sobre a Transferência de Bens Imobiliários) sobre igual período do ano passado, alcançando 13 mil documentos. A média mensal de liberação é de aproximadamente 1.440 documentos. Para 2021, são esperadas em torno de 18 mil liberações, incremento de 28% sobre as 14.035 do ano passado.

A arrecadação do imposto até setembro, estimada em R$ 45 milhões, já supera a de 2020. De janeiro a dezembro deste ano, são projetados R$ 60 milhões, alta de 17% sobre o valor arrecadado nos 12 meses anteriores.

O secretário municipal da receita, Roneide Dornelles comenta o motivo da alta das liberações.

“O crescimento foi pela forte reação do mercado imobiliário,experimentada desde o início do ano. Temos dois componentes nesta reação:  a situação de represamento, em função da pandemia de 2020, e a retomada da economia neste ano”, explicou.

Estima-se que o prazo médio para liberação é de seis dias úteis e 10 corridos para financiamentos bancários. Já para guias em cartório, o tempo estimado é de 17 dias úteis e 21 corridos. O secretário comenta que no ano passado, as guias chegaram a demorar 25 dias corridos para liberação. A meta até o final do ano é de diminuir cada vez mais os prazos, com perspectiva de 10 a 12 dias corridos, independente da origem da guia.

Para dar vazão à demanda, a secretaria adotou inúmeras medidas, incluindo a participação de cerca de 30% dos auditores que atuavam no IPTU (Imposto de Predial e Propriedade Territorial). Também foi criada uma Instrução Normativa para padronizar as solicitações de ITBI, o que ainda contribui para otimização do tempo, pois inúmeros protocolos chegam com falta de alguns documentos.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.