Rádio Caxias

Notícias



NOTÍCIAS

13/06/2021 | 23h38

Juventude aposta em vídeos nas redes sociais para ficar entre os 50 clubes mais seguidos do Brasil


Juventude aposta em vídeos nas redes sociais para ficar entre os 50 clubes mais seguidos do Brasil

Fonte: Unsplash

A equipe do Juventude vive um bom momento no futebol brasileiro, principalmente com a presença na Série A do Brasileirão. Além disso, o clube gaúcho também merece algum destaque pela atuação fora dos gramados, mais especificamente nas redes sociais. O responsável pelo marketing da equipe tem produzido diversos conteúdos em vídeos, principalmente no YouTube e no TikTok, com o objetivo de aumentar a presença do Juve na internet. Algo que tem funcionado até aqui, pois o time aparece na lista dos 50 clubes nacionais que mais possuem seguidores nas redes.

O ranking produzido pela IBOPE Repucom, e que é atualizado mensalmente, realiza a contagem de seguidores nas redes sociais mais populares do Brasil. Ou seja, a pesquisa engloba todos os perfis oficiais dos clubes brasileiros no Facebook, no Instagram, no Twitter, no YouTube e também no TikTok. A ideia é fazer um combinado de todas essas redes e acompanhar o impacto do futebol brasileiro nas mídias digitais. O Juventude aparece na 42ª posição da lista.

Enquanto no ranking oficial de torcidas o Juventude não é nem contabilizado, a presença entre os 50 maiores clubes brasileiros nas redes sociais é algo importante. Um dos motivos de todo esse sucesso é o uso dos vídeos para chamar atenção dos torcedores virtuais. Por exemplo, no início de junho, a equipe usou o canal no YouTube para apresentar a nova camisa do clube para a temporada 2021. Esse tipo de conteúdo consegue um bom engajamento, pois os vídeos estão em alta nas mídias digitais.

Com cerca de 26 mil seguidores no TikTok e mais de 6 mil no YouTube, o alviverde de Caxias do Sul tem forte presença nas plataformas de vídeos. No combinado, são mais de 360 mil seguidores considerando todas as redes. O Facebook é a mais popular da equipe, onde também são postados vídeos quase diariamente. A ideia dos responsáveis pelo marketing é manter os perfis atualizados, e postar ainda mais conteúdos audiovisuais para crescer. Isso pode dar ainda mais visibilidade à equipe, que consegue chamar atenção da torcida e também de novos patrocinadores.

Vídeos em alta nas redes

Esse momento de popularidade dos vídeos, que ampliam o alcance das postagens nas redes sociais, faz com que a criação nesse formato fique ainda mais facilitada. Por exemplo, o editor de vídeo da InVideo é uma ferramenta que permite a qualquer pessoa criar e editar um conteúdo de maneira fácil. O software possui uma biblioteca com filtros, modelos e transições, além de ser totalmente online e gratuito. Isso faz com que o usuário, mesmo sem qualquer experiência com vídeos, poste algo profissional nas redes sociais mais populares.

Segundo estudo da Rock Content, os brasileiros assistem cerca de 16 horas de vídeo, em média, toda semana. Isso significa que o consumo desse conteúdo por aqui é considerável, e deve só aumentar no futuro. Ou seja, os vídeos vão dominar diversas plataformas, e não apenas as redes sociais. Isso significa que a estratégia do Juventude parece certa, e pode ser usada por qualquer clube e até mesmo por qualquer empresa, seja ela ligada ao futebol ou não.

O Juventude é o atual representante de Caxias do Sul na elite do futebol brasileiro, e também no ranking das redes sociais. A ideia é se manter bem nessas duas disputas, pelo menos até o final dessa temporada. Isso significa conseguir bons resultados na Série A do Brasileirão e também continuar usando os vídeos para crescer no ranking mensal divulgado pela IBOPE Repucom. O Juve tem potencial para subir na tabela.









Em breve
Nenhum jogo no momento.