Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Hora do voto 28/11/2020 | 08h26

Justiça Eleitoral faz distribuição de urnas eletrônicas em Caxias neste sábado


Justiça Eleitoral faz distribuição de urnas eletrônicas em Caxias neste sábado
Foto: Justiça Eleitoral/Divulgação

O segundo turno das eleições municipais 2020 acontece neste domingo (29) em 54 cidades do País, inclusive em Caxias do Sul. E neste sábado (28) haverá a distribuição de 875 urnas eletrônicas em 165 locais de votação no Município.

Para isso, será realizado o trancamento da quadra que dá acesso à Rua Garibaldi, mais especificamente nas imediações do Cartório da 169ª Zona Eleitoral, entre 06h30 e 09h30. A intenção é que este procedimento seja encerrado antes do meio-dia, como aconteceu no primeiro turno.

Segundo o chefe de Cartório da 169ª Zona Eleitoral, Edson Borowski, o procedimento de distribuição das urnas não é acompanhado por nenhum esquema de segurança, pelo fato do equipamento não ter valor comercial, dada a sua especificade, e ser facilmente substituído em caso de dano e/ou furto.

Estarão envolvidos neste procedimento 875 presidentes e primeiros mesários, que realizarão a checagem das urnas nos locais de votação, a fim de identificar alguma divergência; em torno de 400 administradores de prédio, que irão recepcionar às urnas; e ainda 27 funcionários de uma transportadora contratada, que serão responsáveis pela entrega das urnas. Segundo Edson, tudo isso a fim de garantir o sucesso do pleito.

Borowski lembra que as urnas saem lacradas do Cartório Eleitoral e com as devidas configurações, ou seja, contendo o nome dos candidatos a prefeito de Caxias do Sul. E que serão disponibilizadas outras 40 urnas reserva, para o caso de eventuais substituições, sendo que no primeiro turno só houve a necessidade de realizar dez trocas. Ou seja, o quantitativo extra é mais que suficiente.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.