Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Previsão 22/06/2022 | 12h00

Inverno gaúcho em 2022 terá as temperaturas mais baixas dos últimos anos e possibilidade de neve


CONFIRA O ÁUDIO


Inverno gaúcho em 2022 terá as temperaturas mais baixas dos últimos anos e possibilidade de neve
Neve registrada em julho de 2021 no bairro Petrópolis. Foto: Divulgação


POR MARCELO PASSARELLA | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

A estação mais fria do ano começou oficialmente às 6h13 desta terça-feira (21) e deve ser mais rigorosa que nos últimos anos. O motivo, de acordo com previsão de meteorologistas, é o efeito do fenômeno climático La Niña, que provoca redução na temperatura das águas do Oceano Pacífico.

Segundo análise estatística da MetSul Meteorologia, o inverno será mais frio na comparação com os demais anos, devido às mudanças climáticas que afetam a temperatura global. Isso aumenta a chance de episódios de frio extremo, que podem ser registrados durante os meses de junho e junho. Entretanto, nos meses finais do inverno - agosto e setembro - existe a possibilidade de dias com temperaturas mais altas, acima dos 35ºC.

De acordo com o meteorologista da MetSul, Luiz Fernando Nachtigall,  as projeções indicam que o La Niña pode provocar episódios de entrada de ar origem polar no Rio Grande do Sul nos primeiros meses da estação. Isso deve ocorrer por conta dos ciclones extratropicais, que produzem o chamado vento minuano, gerando sensação térmica negativa e temperaturas mínimas mais baixas - inclusive com a possibilidade de neve.

Segundo Nachtigall, a metade Norte do Rio Grande do Sul terá chuvas acima da média ao longo desse período.

Além das temperaturas inferiores em relação ao ano passado, a chegada do inverno provoca o aumento no volume de chuvas nas regiões Norte e Nordeste do país. O final oficial do inverno ocorre no dia 22 de setembro, às 22h04.







Em breve
Nenhum jogo no momento.