Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Economia 03/09/2019 | 19h26

Intenção de consumo de famílias gaúchas cresce pela primeira vez após dois anos


Intenção de consumo de famílias gaúchas cresce pela primeira vez após dois anos
Foto: iStock/ Divulgação

A Fecomércio RS divulgou os resultados na última sexta-feira (30). Segundo os dados colhidos pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), após oito trimestres, a confiança dos gaúchos na economia aumentou de 1,3% em comparação a julho, totalizando 90,5 pontos. A pesquisa, realizada mensalmente, visa antecipar ao comércio a intenção de consumo da população, sendo medida pela relação entre trabalho, renda, expectativas e consumos de famílias no Rio Grande do Sul. A análise foi feita na Capital e Região Metropolitana, com 600 pessoas.

Na comparação com o mesmo período no ano passado, este resultado representou uma alta de 16,2%. De acordo com o presidente da Fecomércio – RS, Luiz Carlos Bohn, este acréscimo tem relação com as reformas econômicas e o anúncio do saque do FGTS. No entanto, ele salienta que esse crescimento pode ser intermitente.

A pesquisa ainda colhe informações a respeito da situação da renda atual, que em relação a agosto de 2018 cresceu 12%. O indicador que mede a segurança com relação à situação do emprego variou negativamente, 1,4% frente ao mês anterior, mas registrou alta em comparação a agosto do ano passado. A avaliação quanto à facilidade de acesso a crédito atingiu 73,2 pontos, elevação de 44,5% em relação ao mesmo mês do ano passado. Já entre as expectativas quanto à perspectiva profissional alcançou 81,2 pontos, um crescimento de 10,9% em relação a 2018.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.