Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Inovação 06/10/2021 | 11h00

Instituto Hélice promove conexões entre empresas e startups na Mercopar


Instituto Hélice promove conexões entre empresas e startups na Mercopar
Foto: Alisson Oliveria/Divulgação

A 30ª edição da maior feira de inovação industrial da América Latina, a Mercopar, iniciou na terça-feira (05) e segue até quinta (07) nos Pavilhões da Festa da Uva. Além do apoio institucional e publicitário, o Instituto Hélice promove um ambiente de convivência e conexões entre empresas e startups repleto de ações voltadas à inovação, para melhoria dos processos das grandes empresas que buscam por transformação digital e cultural.

O Instituto Hélice tem o foco nos processos indiretos, que é a dor da maioria das empresas, como recursos humanos, logística, planejamento, sustentabilidade, etc. São projetos rápidos com resultados a curto prazo que a partir disso começam a gerar uma ruptura por meio de uma mudança cultural voltadas a negócios.

Thomas Job, diretor do Instituto, comenta sobre sua expectativa com a Mercopar deste ano.

"A nossa grande expectativa é que, claro, fechemos negócios, mas, acima de tudo, que essa cultura de conexão e colaboração entre empresas, empreendedores, investidores, pesquisadores, seja algo cada vez mais corriqueiro, algo mais normal dentro da nossa região e que a gente tenha uma grande possibilidade de gerar tecnologia a partir desses encontros" finaliza.

A presença do Instituto Hélice na Mercopar conta com ações em parceria com o Simecs e Sebrae, como dinâmicas, desafios e a apresentação de ideias inovadoras para investidores. Mais detalhes sobre os pontos de conexão proporcionados pelo Hélice você confere abaixo. 

Confira os pontos de conexão proporcionados pelo Hélice:

Pitch Days 

Dia 6/10 - Indústria 4.0: processo já tradicional do instituto que conecta desafios das empresas do Hélice e soluções de startups de todo o território nacional. Inicia à 15h, no Salão de Inovação do Sebrae; 
Dia 6/10 – Pitch Day Startups - MPEs Simecs: ação em parceria com o Simecs, conectando startups voltadas a micro e pequenas empresas e desafios indicados pelo sindicato. Inicia às 14h, no Salão de Inovação do Sebrae; 
Dia 7/10 – Pitch Reverso: Dinâmica semelhante ao Pitch das startups, porém, neste momento as empresas apresentam os seus desafios e as startups avaliam e sugerem possíveis caminhos e soluções. Ocorre das 16h às 18h30min, no Salão de Inovação do Sebrae. 

Matchmaking
Ação onde empresas inscrevem um desafio e o Sebrae convida pequenas empresas a se candidatarem a resolvê-lo. Acontecerá durante os três dias de Mercopar, no Salão de Inovação do Sebrae. 

Rede Hélice
As startups que fazem parte da rede do Hélice estarão presentes na área de startups da Feira. As empresas foram escolhidas e receberam apoio para expor suas soluções por serem investidas, participarem de algum programa do instituto ou ter CNPJ na região.  

Painel “Inovação como Estratégia”
Conduzido pelo presidente do conselho de governança do Instituto Hélice, Felipe Corradi, o Painel Inovação como Estratégia ocorre no dia 5, às 16h30min, presencialmente e com transmissão pelas plataformas da Mercopar. 

 


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.