Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Segurança Pública 10/03/2021 | 10h22

Indicadores criminais de fevereiro apontam nova redução de roubos de veículos, homicídios e latrocínios no Estado


Indicadores criminais de fevereiro apontam nova redução de roubos de veículos, homicídios e latrocínios no Estado
Foto: Divulgação

Por 39 meses seguidos há queda no número de ocorrências de roubos de veículos no Rio Grande do Sul. No mês passado foram 470 casos, contra 905 registrados no mesmo mês do ano passado. Os dados integram os indicadores de criminalidade de fevereiro do Governo do Estado que foram divulgados nesta terça-feira (09). O levantamento mostra também que houve redução de 25,7% nos homicídios e de 62,5% nos latrocínios, que são os roubos com morte.

Segundo o vice-governador e secretário da Segurança Pública do RS, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), para que os números continuassem em queda foi fundamental a realização de ações das forças policiais, mantidas mesmo na pior fase da pandemia do coronavírus.

Sobre os roubos de veículos, o vice-governador cita que algumas políticas públicas têm ajudado no combate ao crime, como o programa Peça Legal do Detran-RS, que permite a consulta de peças usadas disponíveis para compra nos desmanches credenciados. Outro projeto é a Força-Tarefa Desmanches, que integra os órgãos policiais.

Ranolfo Vieira Júnior contextualiza que, no comparativo de fevereiro de 2020 e 2021, foram 435 roubos de veículos a menos no território gaúcho, sendo 407 nas 23 cidades priorizadas no programa RS Seguro, onde o município de Caxias do Sul está incluso. O vice-governador comemora as reduções e considera que o índice de roubos de veículos de 2021 é algo inimaginável no comparativo com outros anos.

Outro fator que influencia a baixa nos roubos de veículo é a ampliação dos sistemas de videomonitoramento e cercamento eletrônico no Estado. Atualmente, há 253 municípios com o serviço ou em fase de implantação – na Serra, além de Caxias, outras 17 cidades participam do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios.

Nos homicídios, considerado o principal indicador de violência contra a vida, o número de vítimas caiu de 179 no segundo mês de 2020 para 133 em igual período deste ano, sendo o menor total desde 2007, quando houve 125 assassinatos. Nos latrocínios, o Estado registrou queda de oito casos em fevereiro de 2020 para três em 2021.

Nos demais crimes patrimoniais, segundo o levantamento divulgado pelo Governo do Estado, fevereiro também encerrou com retrações. Houve baixa de 41,7% nos roubos em geral e de 36,8% nos furtos.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.