Iniciou na sexta-feira (20) a 5ª edição da iniciativa Hospedagem Solidária no Salão Paroquial do bairro Sagrada Família. O projeto é promovido pela Diocese de Caxias do Sul, por meio da Pastoral da Pessoa em Situação de Rua.
O padre da paróquia Elton Bussolotto Aristides explica que a hospedagem irá ocorrer de forma emergencial no local, devido à situação climática e a antecipação do frio. O atendimento inicia por volta das 19h30 e segue até as 07h30 do dia seguinte. Há a possibilidade de acolher até 90 homens .
O padre informa que o local abre as portas por um período de 20 dias para que os homens em situação de rua possam se abrigar do frio e também receber alimentação. Serão servidos jantar e café da manhã no local. Acrescenta que após o período, um local fixo está sendo organizado pela Diocese. A igreja São Vicente de Paula, no bairro Jardelino Ramos, deve receber o projeto.
O padre pede doações da comunidade de cobertas, colchas e colchões de solteiro que podem ser entregues diretamente no Salão Paroquial. Roupas masculinas também são bem-vindas.
O religioso explica que o projeto atende apenas o público masculino, pois as mulheres são acolhidas em projetos da Prefeitura.
De forma paralela, a Fundação de Assistência Social (FAS) lançou uma força tarefa organizando ações com o objetivo de suprir as necessidades das pessoas em situação de rua, com a participação do Centro Pop Rua, Casas de Passagens, Fundação Caxias, Cruz Vermelha, 5º Batalhão de Bombeiro Militar, 3º Grupo de Artilharia Antiaérea e Defesa Civil. São 160 vagas para Acolhimento nas três casas de passagem, além do serviço de Abordagem Social.