O Hemocentro Regional de Caxias do Sul (Hemocs) está convocando a população para doar sangue. A instituição está com 40% do estoque necessário para estabilidade dos tipos sanguíneos O+, O- e A+, principais demandas atendidas na região da Serra.
A informação é confirmada pelo assistente social da Captação de Doadores do Hemocs, Rafael Moreira. Ele relata que as doações diminuíram bastante nessa primeira quinzena de janeiro, impactando no estoque. Explica que a baixa é sazonal e comum no período depois das festas de Ano-Novo, pois as pessoas aproveitam as férias para deixar a cidade. Ao mesmo tempo, as doações não conseguem mais acompanhar a demanda.
O assistente social destaca que a média diária necessária é de 60 doações, mas hoje está abaixo de 30. Afirma que o gesto de doar é um pacto de solidariedade que precisa existir na comunidade, pois qualquer um pode precisar.
Rafael lembra que os interessados em doar precisam estar em bom estado de saúde, sem sintomas gripais há 30 dias, bem alimentados, com, ao menos, seis horas de sono na noite anterior, entre outras orientações. Ele explica que o agendamento pode ser feito pelo WhatsApp no (54) 98418-8487, por meio do qual um folder é enviado com todos os critérios para doação.
O atendimento ocorre apenas por agendamento para evitar aglomerações neste momento de pandemia. O Hemocs atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sem fechar ao meio dia) e aos sábados das 8h às 12h. O Hemocentro é referência para 49 municípios da região, que totalizam mais de 1,3 milhão de habitantes.
Tipo de sangue Estoque Situação
O Positivo 59 Crítico
O Negativo 05 Crítico
A Positivo 27 Crítico
A Negativo 06 Estável
B Positivo 00 Crítico
B Negativo 01 Crítico
AB Positivo 05 Estável
AB Negativo 01 Crítico