Rádio Caxias

Notícias



AGENDA

Livro 28/05/2019 | 00h01

Helô Bacichette lança "Depois do Começo"


Helô Bacichette lança \
Foto: Tatieli Sperry

A vida que acontece durante... um intervalo de aulas, uma viagem de ônibus, a leitura na biblioteca, os encontros e a festa da turma, a angústia por um flerte, as descobertas dessa mesma vida. Depois do Começo, novo livro a escritora caxiense Helô Bacichette é composto por contos que versam sobre estes durantes todos. O lançamento será dia 1º de junho, das 17h às 20h, no Zarabatana Café do Centro Municipal de Cultura Henrique Ordovás Filho. O ilustrador Fredy Varela, que assina as ilustrações do livro, participará da sessão de autógrafos.

Depois do Começo reúne contos que levam ao encontro de pessoas e lugares. E tem algo de um universo que não se orienta pelas limitações, mas pelo desejo de olhar além, da busca, da reflexão de ser e estar no mundo, do não desistir de acreditar nas mudanças.

As histórias têm como cenário, ambiente e contexto uma escola chamada Cantão. Mas, afinal, a Cantão existe? Sim, pode estar no Desvio Rizzo, como Nova Esperança, na Zona Norte, Sul, Leste ou Oeste como horizonte para muitas descobertas. No centro ou na zona rural. Pode se chamar Arco-Íris, Esconderijo ou Recanto. Pode ser um lugar com nome de Santa, de Poeta ou Professora... Uma escola de sonhos ou dos sonhos.

“A escola Cantão tem um pouco de todas as escolas que conheci ou trabalhei como professora e que fazem um trabalho diferenciado, que se preocupam em realizar atividades envolvendo a expressão artística, que prezam a liberdade de expressão, a formação de seres humanos sensíveis, críticos, protagonistas de sua própria história”, diz Helô, que dedica seu livro aos professores-mediadores.

Este é o 23º livro de Helô Bacichette, que neste ano completou 22 anos de carreira. Professora, com formação em Letras e Especialização em Educação do Movimento pela UCS, Helô é escritora e contadora de história. Dedicado ao público juvenil, e também aos demais leitores, Depois do Começo reforma uma faceta do trabalho de Helô: ela é idealizadora do projeto Elos do conto- Elos da palavra, voltado a adolescentes em situação de vulnerabilidade social.
 

Conhecida também pela sua produção literária dedicada ao público infantil, atualmente Helô Bacichette coordena o Programa Permanente de Estímulo à Leitura de Caxias do Sul/PPEL. Também foi coordenadora da Confraria Reinações Caxias de 2009 a 2013, fez parte da diretoria da AGES- Associação Gaúcha de Escritores (2012 a 2015). Também integra a comissão organizadora da Mostra Literária da Rede Recria - Rede de Atenção à Criança e ao Adolescente de Caxias do Sul desde 2008.

Entre suas produções estão Todo o Amor Que Tive (2016), Filhos de Ceição, indicado para o Catálogo de Bologna 2015 e premiado como Livro do Ano AGES-2015, na categoria infantil. Também recebeu troféu Sou de Atitude, da Associação Criança Feliz, no segmento Formação de Políticas Públicas para a Infância e a Juventude e, em 2017, recebeu o troféu Palavra viva, homenagem do Sintrajufe/RS pelo conjunto da obra e pelo trabalho realizado em prol do livro e da leitura.

Como em outras publicações de sua autoria, Depois do Começo traz em suas páginas finais uma série e referências e informações sobre artistas, escritores e poetas citados nos seis contos do livro.


O que: Lançamento e sessão e autógrafos e lançamento do livro Depois do Começo, com a escritora de Helô Bacichette e o ilustrador Fredy Varela

Quando: 1º de junho, das 17h às 20h

Onde: Zarabatana Café, Centro Municipal de Cultura Henrique Ordovás Filho

Quanto: R$ 25 no lançamento

 

Produção Cultural 









Em breve
Nenhum jogo no momento.