Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Política 24/06/2022 | 13h17

Hamilton Mourão opina que o governo deve interceder e buscar soluções no sistema tributário para baixar preço dos combustíveis


CONFIRA O ÁUDIO


Hamilton Mourão opina que o governo deve interceder e buscar soluções no sistema tributário para baixar preço dos combustíveis
Foto: Palácio do Planalto/Divulgação


POR FABIANO PROVIN | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

Depois de o mundo ser sacudido pela pandemia da covid-19, o conflito armado da Rússia contra a Ucrânia tem ocasionado a alta do petróleo. O barril ficou mais caro como resultado de medidas como as sanções dos EUA e da União Europeia contra o produto da Rússia, o que motivou a redução da quantidade no mercado internacional, e o consequente aumento dos preços.

Os reajustes dos combustíveis ocorrem no Brasil pelo fato de a Petrobras importar petróleo e derivados e repassar os acréscimos devido à política de preço de paridade de importação, adotada em 2016. Em entrevista à Rádio Caxias, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão (Republicanos), contextualiza que a alta atinge vários países. No Brasil, o Governo Federal busca mitigar os efeitos dessa carência e trabalha na questão da redução dos impostos.

Da exploração e produção de petróleo é que sai a maior renda da Petrobras. O lucro pelo refino chega no máximo a 22%, cita o vice-presidente. Ou seja, falta capacidade para refinar o produto no País, e compete ao governo buscar soluções no sistema tributário, por exemplo, usando os royalties para subsidiar uma parte do valor dos combustíveis.

Mourão constata que os reflexos econômicos deixam a situação complicada. E lembra que nenhum governo, nos últimos 40 anos, enfrentou uma crise tão severa com pandemia e guerra. Há mais de dois anos o Palácio do Planalto trabalha para solucionar problemas que vieram de fora.

Na entrevista, o vice-presidente reafirmou que pretende permanecer na política quando surgiu a oportunidade em concorrer ao Senado pelo Rio Grande do Sul. Depois de 46 anos servido ao Exército Brasileiro, Hamilton Mourão pontua que pretende trabalhar pelos interesses do Estado para que avance rumo ao crescimento, cooperando para o processo de melhoria do Brasil como um todo.

General de Exército da reserva, Antonio Hamilton Martins Mourão estará em Caxias do Sul no dia 7 de julho (quinta-feira), quando será o palestrante da reunião-almoço da CIC Caxias.







Em breve
Nenhum jogo no momento.