Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Suspensão 04/12/2019 | 15h58

Grupo de trabalho suspende uso do herbicida 2,4-D no Rio Grande do Sul


Grupo de trabalho suspende uso do herbicida 2,4-D no Rio Grande do Sul
Foto: Divulgação/ Internet

Um grupo de trabalho criado pelo Estado para tratar de ações relativas à utilização do agrotóxico 2,4-D se reuniu nesta terça-feira (3) e decidiu pela suspensão de uso do produto no Rio Grande do Sul até 31 de dezembro. Além de denúncias sobre o uso excessivo desse defensivo, o que prejudica lavouras vizinhas ao ponto onde é aplicado, a realização da greve dos fiscais agropecuários gaúchos, que tem prejudicado a fiscalização, também foi levada em conta.

Amostras foram coletadas após queixas realizadas por produtores rurais no canal de denúncia criado pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural. Há estudos que apontam que a presença do 2,4-D e outros agrotóxicos hormonais, usados principalmente em lavouras de soja, acaba sendo prejudicial a outras culturas como como macieira, videira, oliveira, erva-mate, tomate e hortaliças.

O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Covatti Filho, diz que o grupo de trabalho optou por cumprir recomendação do Ministério Público, de que não fosse mais permitido o uso do herbicida, em virtude da falta de fiscalização. Covatti ressalta ainda que caso a greve dos fiscais acabe nos próximos dias, pode ser voltar a ser permitido o uso do mesmo.

Os municípios com maior número de laudos positivos para o herbicida 2,4-D foram Jaguari (27), Dom Pedrito (7), Santiago (6), Santana do Livramento (5), São Sepé (4), São Borja (4) e Bagé (4). Ao todo, são 103 propriedades afetadas pela deriva de 2,4-D.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.