Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Empreendedorismo 10/03/2021 | 14h08

Governo gaúcho abre inscrições para capacitação de mulheres empreendedoras no Estado


Governo gaúcho abre inscrições para capacitação de mulheres empreendedoras no Estado
Foto: Divulgação

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, comemorado na segunda-feira (8), a Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Stas) do RS abriu as inscrições para capacitação de mulheres empreendedoras no estado. Ao todo são 1,5 mil vagas direcionadas para cursos de elaboração e desenvolvimento e planos de negócios, finanças, inovação, marketing e e-commerce, além do desenvolvimento de ideias, projetos e empreendimentos sociais, tradicionais e culturais. 

Para fazer a inscrição é necessário acessar o site sympla.com.br e procurar o projeto pelo nome RS TER Mulheres Empreendedoras. O evento será on-line e está marcado para agosto, no dia 02, às 09h, e dia 31, às 18h. A publicação do edital deve ocorrer até o fim de março, que irá selecionar uma Organização da Sociedade Civil (OSC) para a capacitação. Preferencialmente serão atendidas mulheres em situação de vulnerabilidade e risco social. 

Segundo a secretaria, o objetivo do projeto é estimular o crescimento da participação da mulher como grande potencial transformador da sociedade na geração de trabalho e renda. Além disso, fornecer instrução, assessoria e acompanhamento para a ampliação das habilidades, construção de bases para desenvolver competências necessárias para gerir empreendimentos, desenvolvimento de uma visão global, estímulo ao protagonismo, identificação do posicionamento estratégico de cada negócio e portfólio de produtos, estímulo ao desenvolvimento das comunidades locais, caminhos para ampliar os postos de trabalho e diversificar a renda nos locais em que estão inseridos. 

A secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, comenta que, das empresas que abrem no Brasil, 85% delas vão à falência nos primeiros cinco anos de existência, e que o principal motivo é a falta de orientação à gestão. Ela destaca também a precariedade do empreendedorismo feminino no estado gaúcho.

Esta é a primeira edição do projeto, e a ideia da secretaria é que ele prossiga pelos próximos anos. No entanto, isso dependerá da participação ativa das mulheres e a ajuda de outras secretarias do Estado.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.