Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Imunização 20/10/2020 | 19h52

Governo do Estado espera iniciar vacinação contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021


Governo do Estado espera iniciar vacinação contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021
Foto: Felipe Dalla Valle/ Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite (PSDB) e outros 23 chefes de executivo receberam a confirmação da compra e da distribuição pelo governo Federal das primeiras doses da vacina contra a Covid-19 a partir de janeiro de 2021. O anúncio foi realizado durante uma videoconferência entre os representantes na tarde desta terça-feira (20).

De acordo com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, foi assinado um protocolo de intenções para aquisição de 46 milhões de doses da vacina Coronavac, que está sendo produzida pelo Instituto Butantan e pelo laboratório chinês Sinovac.

A compra será concretizada após receber registro da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o que está previsto para o início de 2021. Além da vacina Coronavac, o ministério deve fazer a aquisição de mais de 150 milhões de doses da AstraZeneca, vacina desenvolvida com a Universidade de Oxford, do Reino Unido, pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), ao longo do próximo ano.

Durante o fórum dos governadores, Eduardo Leite destacou a importância da liderança do Ministério da Saúde para garantir, dentro do programa nacional de imunização, vacina para todos os estados.

O ministro Pazuello ainda afirmou que foi montada uma força-tarefa interministerial para formular um plano nacional de imunização, incluindo um cronograma de vacinação e os grupos prioritários, e que a expectativa de divulgação é para o mês de novembro.

Eduardo Leite enfatizou que o governo gaúcho já está se antecipando para fazer a aquisição de materiais como seringas e agulhas, e a organização de espaço para o armazenamento das vacinas dentro desse programa nacional de imunização.

Segundo o Estado, a expectativa é iniciar a vacinação ainda durante o primeiro trimestre de 2021, o que daria tempo para começar a imunizar parte da população antes do próximo inverno.


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.