Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Saúde 07/01/2021 | 20h23

Governador afirma que infraestrutura do Estado para distribuição de vacina contra o coronavírus está pronta


Governador afirma que infraestrutura do Estado para distribuição de vacina contra o coronavírus está pronta
Foto: Rodger Timm / Palácio Piratini

O governador Eduardo Leite (PSDB) afirmou na manhã desta quinta-feira (7) que o Estado está preparado para começar o processo de vacinação contra a Covid-19, assim que o Ministério da Saúde (MS) inicie a distribuição das doses. Após a publicação na noite desta quarta-feira (6), pelo Governo Federal, da Medida Provisória (MP) que permite ao poder público a compra de insumos e vacinas contra a Covid-19 com dispensa de processo de licitação, Eduardo Leite afirma que o governo já possui as estruturas necessárias para pôr em prática o plano de imunização. 

De acordo com a diretora do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), Cynthia Goulart Molina-Bastos, há um estoque de 4,5 milhões de seringas, e também foi aberto um processo para a compra de mais de 10 milhões de unidades. Além disso, ela garante que há 5 milhões de agulhas que podem ser usadas em outras seringas caso necessário. Para Cynthia, o Estado está numa situação tranquila em relação à logística e rede de vacinação.

Eduardo Leite afirmou, ainda, que está em contato direto com o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, a fim de garantir que o Rio Grande do Sul receba as doses necessárias para imunização de toda a população gaúcha o mais breve possível. 

Mesmo assim, em reunião ainda nesta semana com prefeitos do Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), o governador afirmou que se não houver uma definição nos próximos dias do Governo Federal, o Estado buscará comprar as doses que forem aprovadas pela Anvisa.
 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.