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Recurso 29/10/2020 | 21h22

Gestão do Fundovitis pretende priorizar promoção do vinho brasileiro


Gestão do Fundovitis pretende priorizar promoção do vinho brasileiro
Foto: Divulgação/ Internet

Responsável pela gestão do Fundo de Desenvolvimento da Vitivinicultura (Fundovitis), a União Brasileira de Vitivinicultura (Uvibra) tem prazo de 12 meses para investir R$ 12 milhões em projetos que promovam o vinho nacional. O valor foi liberado na semana passada por meio de assinatura. O plano de trabalho foi apresentado e aprovado pelo Governo do Rio Grande do Sul. Os valores integram o Fundovitis de 2018.

Segundo o presidente da Uvibra, Deunir Argenta, o próximo passo é aguardar a Secretaria da Fazenda repassar a primeira parcela do montante, uma vez que os R$ 12 milhões serão repassados em 12 vezes no decorrer de um ano. Argenta salienta que os projetos giram em torno da promoção do vinho nacional em feiras, exposições e outros tipos de eventos do setor.

Os recursos do Fundovitis são oriundos de uma taxa paga pelas vinícolas sobre a aquisição das uvas. Do valor pago, 50% retorna para o setor, através de um repasse do Governo do Estado, podendo ser utilizado na promoção do vinho com o propósito de aumentar o consumo da bebida no país, contribuindo para o desenvolvimento de toda a cadeia produtiva da uva e do vinho.

O dinheiro estava parado em razão de apontamentos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) relativo ao período de 2012 a 2016, quando os recursos eram geridos pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).


Departamento de Jornalismo


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