Rádio Caxias

Notícias



AGENDA

Exposição 06/06/2019 | 00h02

Galeria de Arte Gerd Bornheim recebe mostra “Xilos”


Galeria de Arte Gerd Bornheim recebe mostra “Xilos”
Foto: Divulgação

A exposição “Xilos”, de uma das principais xilogravadoras gaúchas, Arlete Santarosa, abre ao público no próximo sábado (08/06) em Caxias do Sul. A abertura é às 10h, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, na Casa de Cultura. A mostra, que vai até o dia 29 de junho, apresenta 30 anos datrajetória profissional desta artista distribuídos em quase 50 obras.
A exposição aborda três fases distintas: "Cenas da Cidade", com xilogravuras em preto e braco, feitas desde a década de 90, e que retratam a memória afetiva da artista com a cidade de Porto Alegre; "Releituras de Dürer", inspirada em dez obras deste artista atemporal; e uma interpretação do livro "O Pequeno Príncipe", apresentando xilogravuras que têm como referência as ilustrações deste best-seller.
A artista utiliza a madeira, de onde nasce a xilogravura, de uma maneira racional e, ao mesmo tempo, poética para retratar a cidade de Porto Alegre. O mesmo acontece em “Releituras de Dürer”, porém, o desafio de Arlete nesse caso é propor uma nova versão para o trabalho de um dos mais consagrados gravadores de todos os tempos. Ao interpretar o “Pequeno Príncipe”, ela revela traços inexplorados da obra de Saint Exupéry por meio de gravuras coloridas.
"A exposição “Xilos” permite ao visitante apreciar toda a amplitude, possível de alcançar, com a xilogravura, seja pelo corte das goivas e/ou pelo preto e branco predominante. A imagem invertida, o veio da madeira, as marcas dos cortes são desafios de execução, superados com concentração e sensibilidade. Tudo forma um mosaico, um trabalho amoroso de intensa atividade mental, força e significados”, comenta Santarosa.
A mostra poderá ser conferida até o dia 29 de junho, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

 

Assessoria de Imprensa - SMC









Em breve
Nenhum jogo no momento.