Rádio Caxias

Notícias



AGENDA

28/08/2021 | 00h00

Galeria de Arte Gerd Bornheim lança exposição com fotografias de esculturas barrocas e neoclássicas


Galeria de Arte Gerd Bornheim lança exposição com fotografias de esculturas barrocas e neoclássicas

A Secretaria Municipal da Cultura através Galeria de Arte Gerd Bornheim, convida para a exposição de cerca de 50 fotografias de esculturas barrocas e neoclássicas, produzidas do médico e fotógrafo Clayton Macedo, o período de visitação é 08 de setembro a 01 de outubro de 2021, de segunda-feira a sexta das 8h às 18h e aos sábados, das 10h às 16h, na Galeria.

A sensibilidade perceptível nas imagens capturadas pelo fotógrafo em seus trabalhos e criações provém da característica de sua longa jornada como endocrinologista e professor na Medicina. Expoente em sua área médica, Clayton se detém nas obras de mestres e artistas encontrados em grandes museus com a mesma atenção e primor que atende seus pacientes.

Nesta mostra, ele traz fotografias produzidas por um impulso artístico e estético, interferindo nas imagens e criando assim uma atmosfera crítica e contemporânea às obras apresentadas. Este é o seu hobby, no qual  ele se aventura pelo universo das artes plásticas, uma grande paixão.

As esculturas que ilustram essas fotografias, capturadas em museus e nas ruas pelas cidades onde passou, recebem um olhar particular, denotando outras atribuições ligadas ao nosso cotidiano. As imagens receberam interferência através de colagem digital de ícones que nos permeiam diariamente, principalmente nas redes sociais.

Na sua obra “Filosofia da Caixa Preta”, Vilém Flusser compara o ato de fotografar ao movimento de um caçador que, ao captar as imagens, imprime sua intenção estética. Clayton Macedo possui um olhar apurado e compassivo com a maneira de captar as imagens reveladas. Ele é dono de uma qualidade visual dotada de muita sensibilidade. Esse acervo de imagens fotográficas de esculturas e de outras obras do universo da arte, proporcionou uma produção com esse olhar.

As fotografias sugerem magia e, ao mesmo tempo, informação. E informação sugere símbolo. E é através desses símbolos do nosso cotidiano digital que ele compõe as suas fotografias. Clayton se apropria desses ícones, produzindo um novo sentido e transcendendo a própria obra que está sendo fotografada. Assim, dá um significado próprio ao contexto contemporâneo da arte.

A curadoria é da artista plástica e Mestre em design Jane de Bhoni, professora do curso de artes e design da Universidade de Caxias do Sul (UCS).

Serviço

Local: Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, Rua Dr. Montaury, 1333 – Centro – Caxias do Sul, RS.

Período de visitação: 08 de setembro a 01 de outubro de 2021

Horário: de segunda à sexta das 8h às 18h e sábados, das 10h às 16h

Informações: (54) 3221-3697

https://sites.google.com/view/uavdigital

 

 









Em breve
Nenhum jogo no momento.