Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Auxílio 26/03/2021 | 18h34

FSG disponibiliza atendimento gratuito de fisioterapia e psicologia para pessoas afetadas pela Covid-19


FSG disponibiliza atendimento gratuito de fisioterapia e psicologia para pessoas afetadas pela Covid-19
Foto: Divulgação

Proporcionar reabilitação física e pulmonar para pessoas afetadas pela Covid-19, minimizando possíveis sequelas e reestabelecendo sua saúde integral é o objetivo dos atendimentos gratuitos de fisioterapia e psicologia oferecidos pelo Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG).

Esta é a primeira vez que a instituição concede serviços de saúde para pacientes que já contraíram o coronavírus. Uma vez que o resultado do exame testa negativo para a presença do vírus no corpo, já é possível fazer o encaminhamento para a primeira consulta.

A ação realizada no Centro Integrado de Saúde da Instituição (CIS) iniciou ainda em setembro do ano passado, porém  houve modificações nos atendimentos conforme o avanço da pandemia.

A ideia surgiu do trabalho de conclusão de curso (TCC) desenvolvido por dois alunos do curso de fisioterapia da FSG. O projeto foi apresentado e, posteriormente viabilizado, firmando uma parceria entre a coordenação do curso e a Secretaria Municipal de Saúde de Caxias do Sul. 

Para a execução do serviço, os cursos de psicologia e nutrição integraram às atividades.  Segundo a professora Danusa Rossi, da área de Fisioterapia Cardiopulmonar, os pacientes são submetidos à avaliação de função pulmonar, força muscular, funcionalidade e dispneia, além de avaliação mental e nutricional.

Já a professora Bruna Eibil, também da área de Fisioterapia Cardiopulmonar, diz que as consultas buscam contribuir com a comunidade acadêmica através da construção de evidência científica acerca da reabilitação das sequelas adquiridas pela doença.

Além dos alunos dos cursos de fisioterapia e nutrição, estão envolvidos também no projeto seus coordenadores, Alexandra Renosto (Fisioterapia), Ana Zampieri (Psicologia) e Fernanda Pezzi (Nutrição).

Os atendimentos devem permanecer enquanto durar a pandemia. Para agendar atendimento, o contato pode ser feito pelo telefone  (54) 3022.8400 ou (54) 3022.8401.

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.