Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Serviço 12/07/2020 | 20h36

FSG cria posto de atendimento para conciliação e mediação de conflitos


FSG cria posto de atendimento para conciliação e mediação de conflitos

Por meio de convênio firmado entre o Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG e o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul, foi criado um Posto do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de Caxias do Sul (CEJUSC), que passa a funcionar na instituição a partir de agosto. A iniciativa é inovadora e pioneira na região.

Conforme explica o coordenador do curso de Direito da FSG, professor Fábio Vanin, qualquer pessoa interessada em tratar conflitos por meio da conciliação ou da mediação antes de ingressar com o processo judicial poderá se dirigir ao Escritório Modelo de Advocacia Cidadã (EMAC), junto à sede da FSG.

No local, será reduzida a termo a demanda e a parte contrária será convidada para comparecer no local presencialmente ou de forma virtual, a fim de participar de sessão de conciliação ou mediação, a depender da natureza do conflito e do vínculo entre os envolvidos. As sessões serão realizadas por conciliadores e mediadores judiciais vinculados ao CEJUSC Caxias.

Ainda conforme explica o coordenador, além de auxiliar a comunidade caxiense, também visa contribuir com a formação acadêmica dos alunos de Direito da FSG, que vão colocar em prática, de maneira supervisionada, o que é estudado em sala de aula

A FSG disponibilizará de estrutura física e funcionários treinados, enquanto o CEJUSC fornecerá o suporte gerencial para instalação do Posto, bem como o apoio logístico. Quando as sessões de conciliação e mediação resultarem em acordo, este será homologado pelo Juiz de Direito Coordenador do CEJUSC.


 

 


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.