Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Pandemia 19/01/2021 | 14h04

Forças de segurança garantem o transporte das primeiras 14 mil doses da vacina contra o coronavírus em Caxias do Sul


Forças de segurança garantem o transporte das primeiras 14 mil doses da vacina contra o coronavírus em Caxias do Sul
Foto: Fabiano Provin/Rádio Caxias

A Secretaria Estadual da Saúde (SES-RS) iniciou nesta terça-feira (19) o transporte das doses da vacina contra o Covid-19 para as 18 Coordenadorias Regionais de Saúde (CRS). O lote gaúcho de 341,8 mil unidades chegou a Porto Alegre na noite de segunda-feira (18), repassado pelo Ministério da Saúde.

A separação por critérios populacionais destinou 14 mil doses para a 5ª CRS, com sede em Caxias do Sul e abrangência de 49 municípios. Inicialmente, o público a ser vacinado são os profissionais de saúde em hospitais, atenção básica e rede de urgência e emergência e pessoas acima de 60 anos que vivem em casas asilares.

No total, o público de trabalhadores do setor da saúde estimado é de 400 mil pessoas no RS. Em Caxias do Sul, é de 30 mil pessoas, segundo a Secretaria Municipal da Saúde. Conforme o recebimento de novas doses pelo Estado, os demais integrantes da área serão gradativamente imunizados.

Foram encaminhadas às coordenadorias 170,8 mil doses, ou a metade do total destinado ao Estado. O restante fica reservado para posterior envio e aplicação da segunda dose desse público, prevista para ocorrer entre duas e quatro semanas após a primeira vacina, que deve ser mantida com temperaturas entre 2°C e 8°C.

O transporte a partir de Porto Alegre é realizado por vias terrestre e aérea, com o apoio da frota de aviões da Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS). Em Caxias, as primeiras 6 mil doses chegaram ao Aeroporto Regional Hugo Cantergiani por meio de um helicóptero da Brigada Militar às 09h30. Outras 8 mil doses foram desembarcadas depois das 11h30 em helicópteros da BM e da Polícia Civil.

Clique aqui para ver na fanpage da Rádio Caxias um vídeo exclusivo da chegada das vacinas a Caxias do Sul.

Os imunizantes foram transportados até a sede da 5ª CRS, na Avenida Júlio de Castilhos, no Centro, com escolta da Brigada, da Polícia Civil, da Guarda Municipal e da Fiscalização de Trânsito. O major Márcio Leandro Silva da Silva, que está respondendo pelo comando do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), ressalta o momento histórico.

O secretário interino da Segurança Pública e Proteção Social de Caxias, Hernest Larrat dos Santos, que na foto principal aparece ao lado do major Márcio Leandro e de servidores da 5ª CRS, acompanhou as operações de transporte do primeiro lote na manhã desta terça-feira. Ele pontua a logística montada para que as vacinas cheguem com segurança aos destinos.

Segundo a coordenadora interina da 5ª CRS, Luciana Menegotto, a informação repassada pelo Governo do Estado é de que provavelmente no dia 02 de fevereiro um novo lote de vacinas seja encaminhado para Caxias do Sul. A data, complementa Luciana, ainda depende de confirmação.

Este primeiro lote é da Coronavac, que contém o vírus inativado. Conforme estudo apresentado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina tem 50,4% de eficácia geral e 78% de eficácia para evitar casos leves a moderados. Não podem receber esta vacina gestantes e menores de 18 anos.


Departamento de Jornalismo




GALERIA



CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.