Rádio Caxias

Notícias



REGIÃO

Cultura 13/07/2019 | 14h00

Festival do Folclore de Nova Petrópolis reúne 43 grupos e valoriza a diversidade


Festival do Folclore de Nova Petrópolis reúne 43 grupos e valoriza a diversidade
Fotos: Jei Heydt

A 47ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis se inicia no dia 18 de julho, com diversas atrações nacionais e internacionais, gastronomia e eventos esportivos. A cidade, que foi colonizada por imigrantes alemães, traz consigo a tradição das antigas gerações, e tem como objetivo nesta festa divulgar os grupos de dança que celebram estas culturas. O tema deste ano é “O Tempo da Diversidade Chegou”, que será representado por 43 grupos de dança e teatro. Destes, 24 são de Nova Petrópolis.

As soberanas da festa estão realizando visitas em empresas e instituições da região para divulgar o evento. Em passagem pela Rádio Caxias, a Rainha do Folclore Alemão, Andressa Nicoli Haas, comenta que estão inscritos para este ano sete grupos nacionais, dos estados de Pernambuco, Pará, Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais. Além destes, apresentam-se seis grupos oriundos de Gana, Costa Rica, Argentina, Colômbia e Paraguai. Andressa salienta que com as danças típicas esses grupos vem demonstrar um pouco das culturas de origem.

A rainha participa de um grupo de danças há 11 anos. Por isso, também salienta que é uma grande honra representar o Festival Internacional de Folclore. Acompanhando Andressa nesta missão está a 1ª Princesa, Sara Kathiele Morschel, que é caxiense mas mora em Nova Petrópolis, na comunidade de Linha Imperial, onde também dança para um grupo folclórico. Sara salienta que a programação é gratuita, e tem diversas atrações para integrar os grupos visitantes.

Luana Schoffen Heck é a 2ª princesa, e completa o trio de soberanas. Segundo Luana, a 47ª edição tem novidades. Entre elas, estão atividades em prol da diversidade, como a participação de um intérprete de libras para as atrações mais importantes.

A segunda princesa comenta também a respeito da apresentação teatral “Laços do Tempo”, onde serão apresentadas passagens da vida dos alemães no início da colonização e o avanço da população até o presente. Segundo Luana, será um momento de bastante emoção ao público visitante.

A abertura oficial do 47ª Festival Internacional de Folclore ocorre na sexta-feira, 19 de julho, às 19h30 na Rua Coberta. O evento tem início ainda no dia anterior, com o acendimento da Chama Folclórica, às 19h30, na Associação Cultural, Esportiva e Recreativa Canto Amizade de Vila Olinda, em Nova Petrópolis.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.