Inicia no dia 14 de julho, em Nova Petrópolis, o 49º Festival Internacional de Folclore. O evento terá atividades até o dia 31. A Rua Coberta e a Praça das Flores vão receber diversas atividades, que são abertas ao público e sem cobrança de ingressos. Ao todo, 51 grupos internacionais, nacionais, regionais e locais vão se apresentar ao longo dos 18 dias de evento.
A cerimônia de acendimento da Chama Folclórica, no dia 14, será realizada na localidade da Linha Imperial. Mas, a abertura oficial, vai ser no dia 15, com o espetáculo "Cooperativismo em Movimento", na Rua Coberta. A obra também vai integrar o encerramento no fim do mês.
A corte do Festival é formada pela rainha Mariana Caroline Marcon, 1ª princesa Tainara Iasmin Blauth e 2ª princesa Thaís Sofia Paetzinger. Em entrevista à Rádio Caxias, a 1ª princesa lembra que no ano passado o Festival foi realizado de forma digital, onde diversas pessoas acompanharam os espetáculos de forma remota.
Tainara frisa que o retorno para a forma presencial do Folclore é muito especial. Ela ainda destaca que esta edição também é a primeira presencial realizada em que Nova Petrópolis possui o título de cidade internacional de folclore.
A rainha do Folclore Alemão destacou outras atividades que vão ser realizadas ao longo dos dias. A parte gastronômica, artesanal e cultural, com as Noites Culturais, Jogos Germânicos e bailes é destacada. Mariana frisa que artistas de sete países vão se unir aos locais e regionais nas apresentações do Folclore. Por fim, a soberana destaca que as expectativas são boas diante do espetáculo que está sendo preparado.
O tema da 49ª edição é baseado na cooperação, devido ao aniversário de 120 anos do cooperativismo de crédito. Com isso, o slogan deste ano é "A diversidade nos une e a cooperação nos fortalece".
Mais informações podem ser conferidas no site festivaldefolclore.com.br.