Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Ferramenta 29/11/2020 | 18h21

Ferramenta digital que agilizará tramitações de processos é apresentada pela Secretaria do Meio Ambiente


Ferramenta digital que agilizará tramitações de processos é apresentada pela Secretaria do Meio Ambiente
Foto: Divulgação/ Internet

Na sexta-feira (27), a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) apresentou à comunidade o SemmaWeb, sistema que deve reduzir o tempo de análise e também a burocracia envolvendo processos ambientais que tramitam na Prefeitura de Caxias do Sul. A ferramenta, com o custo de aproximadamente R$ 70 mil, foi desenvolvida e doada pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon). 

Conforme Nério Susin, titular da Semma, a grande contribuição do sistema é colocar a Secretaria no Século 21. Até o momento, ele salienta, os processos tramitavam somente de forma física, dentro da Prefeitura. Caso os processos precisassem de alguma complementação, a ser feita pelos fiscais da pasta, o prazo para a execução e encaminhamento orbitava entre 60 a 90 dias.

Com a nova plataforma, esse tempo terá uma redução considerável, pontua Susin. 

O SemmaWeb funcionará em consonância com o sistema digital da Secretaria Municipal de Urbanismo (SMU), o SMUWeb, também desenvolvido pelo Sinduscon, ainda em 2013, que ampliou o controle e o gerenciamento de processos de aprovação, licença e regularização de obras urbanas. Essa cooperação entre secretarias tende, também, aponta Nério Susin, a aumentar a agilidade nos trâmites dos processos ambientais e na comunicação com empreendedores e consultorias.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.