A CDL Caxias realizou, entre os meses de outubro de 2020 e janeiro de 2021, o Feirão Limpa Nome, no qual seus associados ofereceram descontos atrativos aos clientes, a fim de que estes pudessem regularizar débitos em atraso. Foram recuperados neste período mais de R$ 1,2 milhão em dívidas, valor 15,4% abaixo do registrado em 2019.
A coordenadora de SPC e Cobrança da CDL Caxias, Rita Pereira, explica que em virtude do momento adverso vivido em 2020 por conta da pandemia, houve menos acordos firmados: foram 9.759 frente a 10 mil registrados no ano anterior. No entanto, os números, comparados a 2019, ainda assim são significativos, pois se equiparam.
Entre as explicações possíveis, está o fato de menos pessoas terem buscado informações acerca da regularização de dívidas. Em 2020 foram realizados apenas 7,9 mil atendimentos no balcão do SPC, e muito disso se deve às perdas de emprego em 2020. Ainda assim, Rita diz que a CDL Caxias encara como positivo o saldo de acordos celebrados, tendo em vista tratar-se de um ano completamente atípico.
Com relação à inadimplência em Caxias do Sul, sem considerar o Feirão Limpa Nome, a coordenadora da CDL Caxias, Rita Pereira, assinala que as empresas foram mais solidárias com os devedores. Como exemplo ela cita mais comerciantes passaram a evitar a negativação dos clientes dentro de até seis dias, como é de praxe, e passaram a dar um prazo maior para a quitação de dívidas. No entender dela, essa atitude de represar débitos acabou impedindo um aumento da inadimplência no Município.