Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Cultura 01/12/2021 | 18h06

Feira do Livro de Caxias conta com cinco projetos do Programa Permanente de Estímulo à Leitura


CONFIRA O ÁUDIO


Feira do Livro de Caxias conta com cinco projetos do Programa Permanente de Estímulo à Leitura
Foto: Tatieli Sperry


Departamento de Jornalismo

Aberta na última sexta-feira (26), a 37ª Feira do Livro de Caxias do Sul aposta em uma programação que marca o reencontro da comunidade com a literatura. Entre as atrações da edição de 2021, estão cinco projetos do Programa Permanente de Estímulo à Leitura (PPEL) da Secretaria Municipal da Cultura (SMC): Proler, Passaporte da Leitura, Maratona de Contação de Histórias, Escritor na Comunidade e Tapete Mágico.

As iniciativas têm diferentes eixos de atuação, com atividades que antecedem a Feira do Livro e que seguem ao longo do evento literário, que se encerra no dia 12 de dezembro. As mesmas propiciam a formação, o acesso ao livro, a sensibilização para a leitura e a diversificação da linguagem. Devido à pandemia, todas as interações estão programadas para realização no formato virtual.

Duas dessas ações foram destacadas pelo coordenador executivo da Feira do Livro, Cristiano Bartz Gomes. Uma delas são as palestras alusivas ao Programa Nacional de Incentivo à Leitura (Proler), principal movimento pro-leitura do Brasil, que tem Caxias do Sul como uma das poucas cidades do país a realizá-lo de maneira ininterrupta. A outra é o Passaporte da Leitura, que, desde 2005, contempla alunos de escolas públicas do município, e tem participação dos estudantes, professores e comunidade na Feira.                                                                                   

Além dessas, há também a Maratona de Contação de Histórias, que chega em sua 13ª edição, que resgata e valoriza a contação de histórias de tradição oral. Este ano, a maratona explora o tema "As Histórias nos Movem".  O Escritor na Comunidade, também desenvolvido antes da Feira e aplicado durante o evento, tem em 2021 encontros virtuais com participação de 13 escritores. Já o Tapete Mágico, realizado em Caxias desde 2001, por meio da linguagem teatral, direcionado aos alunos de séries iniciais, promove na Feira quatro encontros virtuais, com o tema "Usina da Fantasia".

A Feira do Livro de Caxias do Sul tem como tema "Ler Para (se) Mover". De domingo a sexta, as bancas abrem do meio-dia às 20h e, aos sábados, das 10h às 20h. A programação completa dos 17 dias de evento pode ser conferida em feiradolivrocaxias.com.







Em breve
Nenhum jogo no momento.