Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Unificação de mandatos 28/05/2020 | 15h41

Federação de Municípios diz que razões econômicas e de saúde impedem realização das eleições em 2020


Federação de Municípios diz que razões econômicas e de saúde impedem realização das eleições em 2020
Foto: Divulgação

Em videoconferência realizada na terça-feira (26), a diretoria da Federação dos Municípios do RS (Famurs) e os presidentes das regionais da entidade foram unânimes em defender a inviabilidade da realização das eleições em 2020. Participaram da reunião os presidentes e representantes das 27 Associações Regionais de Municípios do Estado para debater as eleições municipais.

Durante a reunião se chegou à conclusão de que é inviável a realização do pleito eleitoral, não só em outubro, mas também em dezembro deste ano, ou seja, o entendimento dos gestores é que as eleições não poderão ocorrer em 2020. Os prefeitos defendem que a melhor solução diante da crise de saúde, inclusive do ponto de vista econômico, é a unificação de mandatos e eleições únicas em 2022.

O presidente da Famurs e prefeito de Palmeira das Missões, Eduardo Russomano Freire (PDT), afirma existir muita incerteza sobre o avanço da pandemia no país nos próximos meses, além das dificuldades enfrentadas pelos prefeitos na gestão, que vão seguir até o final do ano. Freire afirma que o impacto no calendário eleitoral será maior a partir de julho, quando começam as convenções.

O dirigente lembra que mais de 40 países já cancelaram as eleições marcadas para este ano, e alerta, principalmente, para o contexto pré-eleitoral. Ele entende que este período que precede a votação nas urnas pode se inviabilizar, na medida em que invoca reuniões, aglomerações e foge completamente a qualquer medida de um maior distanciamento social.

No encontro da Famurs ainda ficou definido que cada presidente regional vai elaborar um documento se manifestando contra a realização das eleições neste ano, para encaminhar aos deputados da bancada gaúcha federal.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.