Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

CULTURA 28/05/2022 | 17h24

Exposição na Câmara homenageia obra do Cidadão Emérito José Zugno


CONFIRA O ÁUDIO


Exposição na Câmara homenageia obra do Cidadão Emérito José Zugno
Foto: Acervo pessoal/Divulgação


POR MARCELO PASSARELLA | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

A Câmara de Vereadores de Caxias do Sul recebe a partir da próxima quinta-feira (2) a exposição itinerante José Zugno - Um Semeador de Ideias a Serviço da Vida Agrícola. Os retratos que mostram a  vida e obra do Cidadão Emérito vão poder ser conferidos pelos caxienses até o dia 15 de junho no Espaço Cultural Mário Crosa, situado no andar inferior do Legislativo caxiense.

Ao longo de sua vida, Zugno deu imensa contribuição à cidade como agrônomo, ambientalista, professor e escritor. Ele atuou ao longo de 26 anos como secretário da Agricultura, fomentando uma nova cultura de valorização da atividade do agricultor e do meio rural. A exposição dispõe de 12 painéis temáticos compostas de imagens e textos resgatados do acervo pessoal de Zugno.

A exposição é resultado de mais de 10 anos de organização e catalogação do acervo de José Zugno realizados por seu filho Ricardo Zugno. Ricardo explica que os paineis trazem materiais obtidos a partir de 1949.

José Zugno é lembrado por diversas medidas que são reconhecidas até os dias de hoje em Caxias do Sul, tanto no meio urbano como no rural. Ele foi responsável pela criação das  feiras do agricultor, pelo incremento de praças, parques e jardins e pela arborização urbana que trouxe ao município um conjunto de árvores diversificado, com espécies  como jacarandás, estremosas, ligustros, ipês, entre outras. 

O Horto Municipal de Caxias do Sul leva seu nome, em homenagem ao trabalho desenvolvido. Além disso, José Zugno foi pioneiro no desenvolvimento técnico que colocou Caxias na liderança no Estado na produção de hortifrugranjeiros, que proporcionou a diversificação de culturas, como a uva, e na qualificação técnica dos agricultores para a produção de alimentos - fator essencial para o desenvolvimento agrícola de Caxias do Sul.







Em breve
Nenhum jogo no momento.