Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

22/02/2021 | 12h02

Exposição de Marcelo Pferscher inaugura quarta-feira (3/3), na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim


Exposição de Marcelo Pferscher inaugura quarta-feira (3/3), na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim
Foto: Divulgação

Inaugura na quarta-feira, 3 de março, na Galeria Municipal de Arte Gerd Bornheim, a exposição Movimentos Urbanos, do artista porto alegrense Marcelo Pferscher.

A exposição apresenta obras da sua nova série, iniciada em 2019, e vai a público pela primeira vez. A iniciativa de trazer o artista foi da consultora de arte Claudete Matias e contou com o apoio da Prefeitura de Caxias do Sul e da Secretaria da Cultura.

Segundo o artista, a pesquisa que resultou nesta exposição começou em 2019 e focou-se nas questões relacionadas aos deslocamentos urbanos, seus movimentos ininterruptos e a inter-relação do indivíduo com a urbe. “Me debrucei na análise do indivíduo, que é o agente ativo dos movimentos urbanos. Estes, deslocam-se em meio ao coletivo em direções antagônicas uns aos outros, cada qual imerso em sua história e individualidade, solitários em meio a uma multidão.”

Nesta mostra, a urbe é analisada nos diferentes aspectos do seu âmago e a inter-relação do indivíduo com outros indivíduos, do indivíduo com o coletivo e do indivíduo com a cidade são tópicos abordados em todo o conjunto. “A sensação de movimento e deslocamento é explícita em cada uma das obras apresentadas, levando-nos a refletir que nossos deslocamentos diários nada mais são do que pequenos movimentos migratórios dentro do ambiente urbano”, ressalta o artista.

As obras de Marcelo, que passam por uma desconstrução projetual, estrutural e cromática, enfatizam esta inquietude da urbe. O estudo cromático, tão característico do artista, foi como sempre extenso e meticuloso, não só no âmbito da cor em si, mas também em como ela se relaciona espacialmente com as demais.

 

 

Assessoria de imprensa

 









Em breve
Nenhum jogo no momento.