Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Transporte 20/01/2021 | 20h34

Estudo avaliará viabilidade de trem ultrarrápido entre a Serra e Porto Alegre


Estudo avaliará viabilidade de trem ultrarrápido entre a Serra e Porto Alegre
Foto: Divulgação/ Internet

O Rio Grande do Sul pode ter o primeiro transporte por cápsulas de altíssima velocidade da América Latina. A assinatura, nesta semana, de acordo entre o governo estadual e a empresa americana de pesquisa HyperloopTT (Hyperloop Transportation Technologies) permitirá a realização de estudo inicial para avaliar a viabilidade da rota Porto Alegre – Serra.

A pesquisa contará com auxílio da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Aspectos operacionais e estruturais serão levados em conta no estudo. Por exemplo: locais para instalação de grandes estruturas, possíveis restrições e integração do sistema de cápsulas com a estrutura de mobilidade já existente.

O transporte é considerado o mais inovador em desenvolvimento no planeta. O sistema promete alcançar 1,2 mil km/h, com conforto e segurança superiores ao de aviões. Segundo cálculos, poderia ligar a capital com a região serrana em menos de 15 minutos.

Conforme o secretário estadual de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb, o acordo firmado entre o poder público, UFRGS e a empresa é resultado de trabalho que tem o objetivo de posicionar o Rio Grande do Sul no mapa global da inovação. De acordo com ele, o modal poderia atender demandas da sociedade gaúcha, beneficiando diversas áreas econômicas e sociais.

O centro de pesquisa e desenvolvimento da HyperloopTT na Europa, sediado na França, é o local de testes do primeiro e único sistema completo de cápsula de passageiros do mundo. Em 2019, a HyperloopTT lançou o primeiro estudo abrangente de viabilidade, que constatou que o sistema é econômico e tecnicamente viável e que gerará lucro sem exigir subsídios governamentais.


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.