Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Pandemia 25/03/2020 | 16h37

Estrutura tecnológica da UCS será usada para a produção de equipamentos de combate ao coronavírus


Estrutura tecnológica da UCS será usada para a produção de equipamentos de combate ao coronavírus
Foto: Daniela Schiavo/ Divulgação

Medidas contra o possível pico de disseminação do coronavírus em Caxias do Sul, que pode ocorrer se a população não tomar as medidas de higiene e não ficar em casa, estão sendo tomadas em diversas frentes. Além da atuação do Poder Público, entidades e instituições estão se unindo para atender a possíveis demandas dos profissionais da área da saúde.

Neste cenário, a Fundação Universidade de Caxias do Sul (Fucs), mantenedora da Universidade de Caxias do Sul (UCS) e do Hospital Geral (HG), promoveu um encontro com empresários nesta terça-feira (24). Também participaram da reunião gestores do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação (TecnoUCS), quando ficou definido que três grupos de trabalho atuarão na produção de equipamentos para o atendimento de pacientes atendidos ou internados no HG devido à Covid-19.

Conforme explica o coordenador-executivo do TecnoUCS, Enor Tonolli Jr, foram três questões prioritárias discutidas. A primeira, e mais crítica, é o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) para os profissionais da saúde, para que não se contaminem. A segunda é a produção de derivadores de respiradores mecânicos. 

Cada um dos 265 equipamentos existentes em Caxias do Sul, somando-se as redes pública e privada, serve para atender a uma pessoa. O projeto visa duplicar ou quadruplicar a saída de oxigênio, sem interferir no desempenho do equipamento, ampliando o número de pacientes beneficiados.

O plano consiste no desenvolvimento e na fabricação dos equipamentos por empresas locais. A necessidade mais urgente é pelos EPIs, como máscaras, óculos, visores acrílicos e aventais hospitalares. Para a produção, serão buscadas doações de insumos, como tecidos e plásticos. Sobre os respiradores, o HG repassará as especificações técnicas e os modelos, sendo que a UCS e o TecnoUCS disponibilizarão a infraestrutura de laboratórios e suporte de professores para viabilizar as peças.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.