Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Trabalho 16/10/2020 | 20h09

Estado registra redução de 88 mil empregos formais em 2020 em função da pandemia e da estiagem


Estado registra redução de 88 mil empregos formais em 2020 em função da pandemia e da estiagem
Foto: Divulgação/ Internet

O ano de 2020 já entrou para a história por diversos motivos, para além das mortes provocadas pelo coronavírus, algo em torno de 152 mil. Outro número chamou a atenção nesta quinta-feira (15), mas a nível estadual, pois, segundo o Departamento de Economia e Estatística (DEE), vinculado à Secretaria de Planejamento do Estado (SPGG), houve uma queda de 88,6 mil empregos formais, só entre janeiro e agosto de 2020. Isso, devido a estiagem no Rio Grande do Sul e a pandemia do coronavírus. Ou seja, em termos percentuais, houve uma  redução de 3,5% do contingente total de empregos com carteira assinada. 

E os mais afetados com essa retração da economia foram: mulheres, trabalhadores menos escolarizados e a população com idade igual ou superior a 50 anos. Com relação aos segmetos mais impactados com essas baixas estão o  setor de serviços e o comércio (5,5%), onde o fechamento de vagas é mais expressivo. Estes dados foram extraídos do Boletim de Trabalho, que faz parte do Novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), da Secretaria da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia.

Segundo o pesquisadore, Guilherme Xavier Sobrinho a taxa de desocupação subiu para 9,4% no segundo trimestre de 2020, sendo o maior índice já registrado desde 2012. Mais da metade deste contigente é de trabalhadores informais. 

Sendo que o Brasil apresenta uma retração do emprego formal de 2,2% e o RS 3,5%. Entre os estados brasileiros o RS ocupa a 3ª pior posição em número de empregos eliminados, sendo que só o comércio extinguiu cerca de 5,5% postos de trabalho, conforme explica o pesquisador Raul Bastos. 

O Boletim, elaborado pelos pesquisadores Guilherme Xavier Sobrinho e Raul Bastos, ainda traz uma análise do comportamento do mercado de trabalho no RS até o segundo trimestre de 2020, com base nas informações da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua/IBGE).

 


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.