Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Seguimento 31/03/2021 | 17h40

Estado pede que municípios mantenham vacinação durante o feriadão de Páscoa


Estado pede que municípios mantenham vacinação durante o feriadão de Páscoa
Foto: Prefeitura de Caxias do Sul/Divulgação

O motivo principal do pedido é otimizar o ritmo de imunização no Estado, vacinando o maior número de pessoas no menor espaço de tempo possível. A diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde, Ana Costa, ressalta que o vírus não espera, e que a melhor maneira de vencer essa pandemia é vacinando a população.

Para tanto, o Estado tem pensado numa série de estratégias a fim de munir os municípios com orientações acerca da vacinação no Rio Grande do Sul. Estes dados serão reunidos em um Guia Orientador aos Municípios, que deve ser publicado nos próximos dias. 

Uma dessas orientações refere-se à utilização de profissionais de saúde das mais diversas áreas. Ana Costa comenta, inclusive, a possibilidade de utilização dos recursos humanos ainda em formação.

O Guia Orientador aos Municípios ainda trará orientações como a de não guardar vacinas, pois novas remessas de doses devem chegar ao Estado em breve. Ele ainda sugere que as unidades básicas de saúde trabalhem com horário estendido de funcionamento, com abertura em feriados e finais de semana, além da organização de drive-thrus e de equipes itinerantes de vacinação. 

A diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde ainda frisa a importância dos municípios manterem atualizado o Sistema de Informação do Plano Nacional de Imunizações, a fim de evitar erros no esquema vacinal.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.