Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Segurança Pública 27/01/2022 | 11h26

Estado obtém liminar que impede paralisação dos servidores penitenciários


CONFIRA O ÁUDIO


Estado obtém liminar que impede paralisação dos servidores penitenciários
Foto: Amapergs Sindicato/ Divulgação


POR DIEGO PEREIRA | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) obteve nessa quarta-feira (26), liminar deferida pelo Tribunal de Justiça (TJ-RS) que impede a paralisação dos servidores penitenciários. A decisão foi expedida pela magistrada plantonista, desembargadora Leila Vani Pandolfo Machado.

A categoria tinha a previsão a partir desta quarta de suspender parte das atividades, com a suspensão das audiências presenciais e virtuais, a movimentação de apenados e a entrada de sacolas e de visitas.

Na decisão liminar, a atividade dos servidores foi reconhecida como essencial à segurança pública. Multa diária de R$ 100 mil foi fixada caso a Amapergs Sindicato não cumpra imediatamente o comando judicial.

O presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (Amapergs Sindicato), Saulo Felipe Basso dos Santos afirma que os servidores estão indignados com o cenário. Cita como exemplo as movimentações internas e externas das equipes, que, segundo ele, ocorrem com muita fragilidade, sem o número mínimo de servidores.

Saulo cita algumas reivindicações da categoria como a reposição inflacionária igual a que foi concedida às demais forças da segurança pública do Estado e a necessidade de regulamentação da Polícia Penal.

A troca da gestão da Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe) e manutenção da carga horária de trabalho também estão entre as solicitações. A publicação das promoções dos servidores penitenciários já foi atendida pelo governo do Estado.







Em breve
Nenhum jogo no momento.