Rádio Caxias

Notícias



ESTADO

Saúde 27/01/2021 | 09h21

Estado e Ministério Público lançam formulário para denunciar fura-filas na vacinação contra a Covid-19


Estado e Ministério Público lançam formulário para denunciar fura-filas na vacinação contra a Covid-19
Foto: Mauro Nascimento / Palácio Piratini

A Secretaria Estadual da Saúde (SES) e o Ministério Público Estadual (MPE) lançaram nesta semana um formulário para denúncias de possíveis "fura-filas" da vacina. O objetivo é coibir que pessoas fora dos grupos prioritários da campanha de vacinação contra a Covid-19 recebam uma dose do imunizante.

Para denunciar, basta preencher nome, contato, o fato ocorrido e em qual município e qual serviço ocorreu. É resguardado o nome do denunciante. Após a denúncia, o Ministério Público abre um processo de apuração da possível irregularidade.

Quem tomar a vacina e não estiver em algum dos grupos de risco com prioridade para a imunização e também quem autorizou a aplicação irregular poderão responder por crime, improbidade administrativa ou dano moral coletivo, tanto nas esferas civil ou criminal.

Segundo o diretor de Auditoria do Sistema Único de Saúde (SUS), Bruno Naundorf, o SUS está trabalhando em conjunto com o MPE para dar celeridade ao processo de apuração das denúncias recebidas.

Já a secretária da Saúde, Arita Bergmann, destacou a confiança nos gestores públicos no sentido de seguir as normas do Ministério da Saúde, mas caso haja quaisquer falhas, existe um canal de comunicação aberto entre população e o Estado.

A coordenadora do Centro de Apoio dos Direitos Humanos e Saúde do Ministério Público Estadual, Angela Salton Rotunno, afirma que não serão tolerados desvirtuamentos das regras. O formulário pode ser acessado no site rs.gov.br.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.