Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

FISCALIZAÇÃO 28/05/2022 | 10h30

Estado completa um ano de certificação como zona livre de febre aftosa sem vacinação


CONFIRA O ÁUDIO


Estado completa um ano de certificação como zona livre de febre aftosa sem vacinação
Foto: Divulgação/Seapdr


POR ALANA MATOS | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

O Rio Grande do Sul completou nesta sexta-feira (27) um ano da certificação internacional como zona livre de febre aftosa sem vacinação. O certificado é concedido pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), e garante a qualidade dos rebanhos do Estado e do serviço de fiscalização. O documento é considerado uma conquista do segmento, que buscava a certificação há anos.

A médica veterinária, Luiza Virginia Caon, diz que a conquista se deve aos produtores, que durante anos vacinaram as criações para extinguir a febre aftosa. Para a inspetora, o certificado é resultado de esforços de diversas entidades. Com o documento, a carne produzida em solo gaúcho é comercializada para mercados maiores e que possuem maior poder aquisitivo.

Virginia destaca que os produtores devem ficar atentos para a Declaração Anual Obrigatória dos Rebanhos, que anteriormente era feita até março devido à campanha de vacina. Porém, como não existe mais a campanha, o produtor deve ficar alerta. O Estado vai iniciar um novo período de Declaração no mês de junho, até outubro.

Atualmente, para manter o certificado, o Rio Grande do Sul trabalha na manutenção das atividades de mitigação de risco, com ações em propriedades rurais, eventos agropecuários e fiscalização de trânsito.







Em breve
Nenhum jogo no momento.