Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

22/05/2020 | 16h52

Estado assegura realização da Consulta Popular em 2020


Estado assegura realização da Consulta Popular em 2020
Foto: Divulgação/Internet

Representantes do Fórum dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento (COREDES) fizeram uma reunião virtual na última semana com o secretário Estadual de Governança e Gestão Estratégica, Cláudio Gastal. No encontro, eles foram comunicados da determinação do governador Eduardo Leite (PSDB) de que as atividades das secretarias devem continuar normalmente, de forma concomitante às ações preventivas ao coronavírus.

Gastal, que também coordena o Gabinete de Crise na gestão das ações do coronavírus, adiantou que, provavelmente, em junho já seja possível definir a agenda da Consulta Popular 2020. Ele explicou ainda que, neste ano, a votação dos projetos será totalmente virtual, por meio de uma plataforma específica, possibilitando que os gaúchos possam votar no projeto que considerar mais importante para o desenvolvimento de sua região.

A presidente do Corede Serra, professora Monica Mattia, conta que havia uma preocupação dos 28 presidentes dos Coredes em virtude da redução do orçamento do Estado em função da pandemia pudesse inviabilizar a realização da Consulta Popular em 2020. A garantia do orçamento para a realização da consulta, que é de R$ 20 milhões, foi um alívio.

Ela reforça que a garantia de políticas públicas é decisiva para o desenvolvimento do setor produtivo e, neste momento especifico, será vital.  Ela destaca a importância da participação das entidades empresariais nas reuniões da Consulta Popular, selecionando os projetos prioritários para o desenvolvimento econômico.

Monica adianta ainda que, neste ano, a votação dos projetos será totalmente virtual, por meio de uma plataforma específica desenvolvida pelo Estado, e que possibilitará que os gaúchos possam votar no projeto que considerar mais importante para o desenvolvimento de sua região. A expectativa é de as reuniões aconteçam nos meses de junho e julho, e que a votação inicie em agosto.

Os recursos da Consulta Popular constam no orçamento de 2020, e a agenda das reuniões microrregionais e o calendário ainda não podem ser apresentados, devido às ações de prevenção à saúde.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.