Rádio Caxias

Notícias



REGIÃO

Distanciamento Controlado 23/11/2020 | 16h18

Estado aceita recurso e confirma bandeira laranja para a Região da Serra


Estado aceita recurso e confirma bandeira laranja para a Região da Serra

A Região da Serra vai ficar na bandeira laranja, que indica risco médio de contaminação pela Covid-19 no Modelo de Distanciamento Controlado. Em princípio, na classificação preliminar divulgada na sexta (20), a Serra estava classificada na bandeira vermelha, que indica risco alto de contaminação. O anúncio foi feito durante uma live do governador Eduardo Leite na tarde desta segunda (23).

A Amesne (Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste Gaúcho) encaminhou um recurso questionando os dados que levaram à classificação na bandeira vermelha, e que acabou sendo aceito. Com isso, o comércio tem menos restrições para funcionamento. No entanto, outras oito regiões do Estado foram classificadas como de alto risco.

Confira um trecho do comunicado do Estado:

Na 29ª rodada, o mapa definitivo do modelo de Distanciamento Controlado terá, a partir desta terça-feira (24/11), oito regiões em bandeira vermelha (risco epidemiológico alto). O Gabinete de Crise deferiu, nesta segunda-feira (23/11), cinco pedidos de reconsideração enviados por municípios e associações regionais.

Assim, o Rio Grande do Sul fica com oito regiões em bandeira vermelha e 13 em bandeira laranja (risco epidemiológico médio). As bandeiras da 29ª semana são válidas até as 23h59 de segunda-feira (30/11). Devido ao alto número de bandeiras vermelhas, o governador Eduardo Leite apresentou o mapa em transmissão ao vivo pelas redes sociais.

Os pedidos de reconsideração das regiões Covid de Santa Maria, Guaíba, Caxias do Sul, Porto Alegre e Lajeado foram acatados pelo Gabinete de Crise. Por isso, permanecem em bandeira laranja nesta semana.

Por outro lado, a equipe técnica optou por rejeitar os pedidos das regiões de Novo Hamburgo, Passo Fundo e Uruguaiana. Essas três regiões se somam a Capão da Canoa, Canoas, Ijuí, Palmeira das Missões e Erechim, que não enviaram pedidos de reconsideração. Das oito regiões em vermelho, apenas Uruguaiana não aderiu ao sistema de cogestão.

Veja o mapa definitivo em https://distanciamentocontrolado.rs.gov.br.

 


Departamento de Jornalismo






Em breve
Nenhum jogo no momento.