Rádio Caxias

Notícias



AGENDA

Ensino 25/06/2019 | 00h01

Escrita Criativa é tema de oficina na Do Arco Da Velha Livraria


Escrita Criativa é tema de oficina na Do Arco Da Velha Livraria
Foto: Pixabay / Divulgação

Será que é possível ensinar a escrever? Essa é uma discussão já superada e estéril, subsiste apenas em alguns meios literários mais conservadores. A escritura é um exercício que nasce da leitura. Leitura de outros textos, mas também leitura do mundo. O texto nasce da observação, do olhar atento, da capacidade de percepção do próprio corpo e da entrega sem pudores.

A partir dessa premissa, a escritora Adriana Antunes coordenará uma oficina sobre Escrita Criativa dia 29 de junho, das 14h às 16h, na Do Arco Livraria e Café. A atividade é gratuita e aberta ao público, no quarto Diálogo Cultural, promovido pelo Coletivo Mídias.

“Talvez o que se possa ensinar são as técnicas de escrita e modos de desbloqueio da criatividade. É sobre isso que a oficina trabalha, sobre o abstrato mundo das ideias e a concretude delas nas palavras, pondera Adriana, acrescentando: “Podemos até fazer uma analogia com a música. Ninguém aprenderá a tocar o instrumento em duas horas, mas sem dúvida, compreenderá como se dá o domínio das escalas, de combinação de acordes e de progressões melódicas e isso facilita e desmistifica nossa capacidade de escrever.”

Adriana Antunes é escritora, ilustradora e professora universitária nos cursos de Comunicação da FSG. Também escreve semanalmente no jornal Pioneiro e colabora com a vista Vida Simples. É autora de três livros infantojuvenis, uma coletânea de minicontos, uma de poesias e uma de artigos em teoria literária e estudos de gênero e um de conto femininos. A formação acadêmica inclui Doutorado e Mestrado em Letras, e pós-gradução em Literatura infanto-juvenil. Atualmente também mantém e coordena em parceria com Ana Júlia Poletto a multicriativa Casa do Caramujo.

O Coletivo Mídias é um grupo de profissionais da comunicação que iniciou um movimento de diálogo social e construção de pautas do bem. O núcleo colaborativo é formado pelos jornalistas Adriana Antunes, Beverli Rocha, Carlinhos Santos, Milene Rostirolla, Rafael Jorge, pelo publicitário e designer gráfico Gabriel Radaelli e pela bailarina e acadêmica de jornalismo Isadora Martins. O Coletivo se reúne semanalmente para conversas sobre os desafios da sociedade e, a partir desses encontros, busca formas de tratá-los com autonomia e afetividade.

O objetivo do grupo é conectar pessoas, ideias e meios, norteados por liberdade criativa, diversidade e sustentabilidade. Os diálogos culturais anteriores falaram sobre dança e história, com o jornalista e crítico de dança Carlinhos Santos; o movimento Slow Food e a bandeira Eco-Friendly, com a jornalista Milene Rostirolla, e fotografias de viagem, com o publicitário, designer e fotógrafo Gabriel Radaelli.

O que: Oficina de Escrita Criativa com Adriana Antunes no Diálogo Cultural do Coletivo Mídias

Quando: sábado, dia 29 de junho, das 14h às 16h

Onde: Do Arco da Velha Livraria e Café

Quanto: Entrada franca


Produção Cultural 









Em breve
Nenhum jogo no momento.