Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Religiosidade 18/01/2022 | 18h11

Escola para formação de diáconos permanentes é novidade na Diocese de Caxias


CONFIRA O ÁUDIO


Escola para formação de diáconos permanentes é novidade na Diocese de Caxias
Foto: Felipe Padilha


POR ALANA MATOS | DEPARTAMENTO DE JORNALISMO

A partir deste ano, a Diocese de Caxias do Sul contará com a Escola Diaconal São Filipe, isto é, terá uma instituição voltada para a formação de diáconos permanentes. O diácono é o primeiro nível da ordenação. Os diáconos permanentes são aqueles que não possuem a intenção de ser padre. Por isso, o individuo pode ser casado ou não.

O início do processo de formação da primeira turma começa no mês de março, e a previsão para a celebração de ordenação é no ano de 2025. Até o momento, 27 pessoas de diferentes paróquias se candidataram para participar dos encontros e, de acordo com o coordenador da escola, o número deve ser maior até o início das atividades. Em 2022, estão previstos até o momento oito encontros.

O homem que escolher participar deve aderir ao celibato e os casados devem possuir permissão formal da esposa para participarem. Todos devem ter, no mínimo, 35 anos. O diaconato é destinado para aqueles dedicar-se a caridade. O coordenador da escola e coordenador diocesano, padre Paulo César Nodari, explica o objetivo deste primeiro ano de trabalhos. Ele pontua que será a introdução do individuo na vida da igreja, além de ser o momento em que o mesmo saberá o motivo de estar ali.

O padre lembra que o diaconato é uma vocação comunitária, um serviço para a comunidade e em comunidade. Os candidatos serão acompanhados por membros da coordenação e também terão acompanhamento de um diretor espiritual.







Em breve
Nenhum jogo no momento.