Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Decisão 04/10/2021 | 15h04

Entrada de Caxias do Sul na região Uva e Vinho é consenso no Conselho Municipal de Turismo


Entrada de Caxias do Sul na região Uva e Vinho é consenso no Conselho Municipal de Turismo
Foto: divulgação

A possibilidade de os municípios escolherem qual região desejam fazer parte permitiu que Caxias do Sul voltasse a integrar a região turística Uva e Vinho, após dois anos como integrante da região turística das Hortênsias. A decisão foi unânime no Conselho Municipal de Turismo (Comtur), que se reuniu na noite da última quinta-feira (30).

A permissão respeita uma revisão realizada no Mapa do Turismo Brasileiro pelo governo Federal. Em agosto, representantes de Caxias realizaram reuniões para tratar dos critérios de escolha da região.

O secretário do Turismo de Caxias, Enio Martins, ressalta que a identidade cultural e histórica da cidade guiou a decisão. Ele ressalta que, mesmo assim, a cidade manterá o diálogo e as boas relações com todos os municípios da Serra gaúcha.

Martins pontua que a volta para a região Uva e Vinho não foi unilateral, mas deliberada após diálogo. Para ele, independentemente da escolha, é importante trabalhar coletivamente para fortalecer o turismo regional do Nordeste gaúcho.

A Associação de Turismo da Serra Nordeste (Atuaserra) já foi comunicada da escolha. Depois disso, ocorre a oficialização junto ao governo Federal, que deve divulgar neste ano um novo Mapa do Turismo. Hoje, a região Uva e Vinho conta com 29 municípios, mas poderá chegar a cerca de 33 na próxima revisão.

Há dois anos, a prefeitura de Caxias optou pelo ingresso na Região das Hortênsias, com o propósito de fortalecer o turismo da cidade. A decisão, na época, gerou polêmica e as inúmeras divergências do setor chegaram até a esfera judicial. Em agosto de 2019, o município foi oficializado como integrante das Hortênsias, que abrange cidades como Canela, Gramado, Nova Petrópolis , São Francisco de Paula e Picada Café.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.