Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Fiscalização 25/01/2020 | 15h29

Energia recuperada em fraudes pela RGE em 2019 poderia abastecer 1.190 residências por um ano


Energia recuperada em fraudes pela RGE em 2019 poderia abastecer 1.190 residências por um ano
Foto: Divulgação

As operações de fiscalização da RGE no ano passado checaram 7.995 pontos em Caxias do Sul, para combater fraudes e furtos de energia. No total foram localizadas 2.383 ligações irregularidades. A energia roubada nestes pontos, segundo a empresa de energia, seria o suficiente para abastecer 1.190 residências por um ano. Entre as principais fraudes encontradas foram as ligações diretas na rede e desvios nos medidores de energia, bloqueando o relato correto do consumo residencial.

De acordo com o gerente de serviços de recuperação de energia da RGE, Danillo Ferreira Lelis, todos os casos de furto de energia são considerados crimes. Portanto, cabem consequências como cobranças retroativas e prisões. No ano de 2019, 70 pessoas foram presas em Caxias do Sul pelo crime. Lelis afirma ainda que os números de irregularidades diminuíram em relação a 2018.

Danillo Ferreira Lelis explica que as divergências no consumo de energia são localizadas pelo cruzamento de dados dos consumidores, realizados pelo setor de inteligência da empresa que tem sede Campinas, São Paulo. Além disso, a população pode auxiliar fazendo denúncias pelo site serviçosonline.cpfl.com.br ou aplicativo da empresa RGE.

O gerente de serviços de recuperação de energia salienta ainda que os riscos são enormes. Segundo Danillo Lelis, além de sobrecarregar a energia na casa dos vizinhos, o consumidor que comete o crime corre o risco de ter a residência incendiada. Lelis explica também que roubar energia é uma questão cultural do brasileiro, e por isso a fiscalização intensa em todos os bairros do município.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.