Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Prevenção 22/05/2020 | 14h47

Empresas de médio e grande porte devem adotar Plano de Contingência devido à pandemia


Empresas de médio e grande porte devem adotar Plano de Contingência devido à pandemia
Foto: Divulgação

Um decreto municipal publicado esta semana pela Prefeitura de Caxias do Sul orienta as empresas de todos os segmentos a adotarem um Plano de Contingência para casos suspeitos e confirmados de Covid-19. O documento vigora pelo tempo que perdurar o estado de calamidade pública em função da pandemia.

São considerados estabelecimentos de médio porte aqueles que tenham entre 50 e 99 funcionários, e de grande porte os com mais de 100 trabalhadores. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, o Plano de Contingência deve ser adotado de forma imediata.

A medida deve abranger a identificação, investigação e monitoramento de casos de síndrome gripal, e suspeitos ou confirmados de coronavírus. Também devem ser observadas mudanças de espaços e equipamentos como bebedouros, bem como métodos necessários de higienização, distanciamento e de mudanças em processos laborais, refeitórios, cozinhas, portarias e vestiários, entre outros. De acordo com fisioterapeuta do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/Serra), Ida Marisa Straus Dri, o Estado decretou algumas medidas que devem ser complementadas pelos municípios.

O Cerest/Serra funciona em Caxias do Sul desde 2007 por meio de um convênio entre o Município e a Secretaria Estadual da Saúde. A profissional salienta que as pessoas com sintomas precisam ficar afastadas e as empresas não podem criar empecilhos para o afastamento dos trabalhadores.

Ou seja, é importante que todos entendam a necessidade do cumprimento dos atestados médicos emitidos por esse motivo. Ela complementa que as notificações são fundamentais para a rede de saúde monitorar os casos e fazer o rastreamento.

O decreto, que indica como agir em casos de afastamento de funcionários, pode ser conferido na íntegra no site da Prefeitura – caxias.rs.gov.br, no link ‘Coronavírus’. O setor de Vigilância Sanitária da Secretaria da Saúde fará vistorias nas empresas. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 156 do Alô Caxias, de segundas a sextas-feiras, das 07h30 às 18h15.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.