Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

Falecimento 22/10/2021 | 08h29

Empresário Carlos Finimundi será sepultado nesta sexta-feira em Caxias


Empresário Carlos Finimundi será sepultado nesta sexta-feira em Caxias
Foto: Divulgação Revista Rainha

Morreu na tarde de quinta-feira (21), em Caxias do Sul, o empresário Carlos Candido Finimundi, aos 100 anos. Ele foi um dos fundadores da Dambroz Implementos Rodoviários, em 1945. Finimundi se recuperava em casa, após ter sido hospitalizado, na semana passada, devido à complicações no trato respiratório.

O empresário, natural de Riozinho, veio ainda jovem para Caxias do Sul, onde se estabeleceu, criou a família e dedicou mais de sete décadas ao trabalho. A Dambroz nasceu como uma mecânica de serviços gerais e artigos para serralheria. A empresa foi fundada em 1º de março de 1945, por Marciano Dambroz, Severino Dal Bó e Carlos Finimundi.

Ao programa Caxias Memória, em maio de 2018, o empresário, com 96 anos, deu detalhes sobre o início da vida profissional, que se deu efetivamente após o período do Exército. Ele destacou o amadurecimento do negócio, que passou por transformações até se tornar um empreendimento voltado ao ramo rodoviário.

A neta Carla Bordin enalteceu, em entrevista à Rádio Caxias, a vocação empreendedora e habilidade de criar de Carlos Finimundi. Ela acredita que o sucesso profissional foi conquistado graças aos valores que o avô desenvolveu durante a vida, um deles, a disciplina.

A preocupação com a Dambroz foi uma marca, mesmo após deixar as atividades na empresa. Como ele próprio contou, fazia questão de visitar diariamente a fábrica para conferir o dia a dia e conversar com os colaboradores. Durante entrevista ao Caxias Memória, lembrou da importância da ética, que lhe ajudou na trajetória de vida e profissional.

Carlos Finimundi deixa seis filhos, 16 netos e 13 bisnetos. Ele foi casado por 74 anos com Ellide Genoepha Marolli, que morreu em 2017. O velório ocorre na sala A do Memorial São José de Caxias do Sul. O sepultamento está marcado para às 14h desta sexta-feira (22) no Cemitério Público Municipal.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.