Rádio Caxias

Notícias



CAXIAS DO SUL

FLOW 14/10/2021 | 13h11

Em proposta inédita no Rio Grande do Sul, festival leva arte e tecnologia às ruas de Caxias


Em proposta inédita no Rio Grande do Sul, festival leva arte e tecnologia às ruas de Caxias
Foto: Panda Branding

O termo flow refere-se a um estado mental, em que a pessoa está totalmente imersa num sentimento de prazer e não vê o tempo passar. Essa é a proposta de um projeto cultural de autoria de Caliandra Troian, que acontece até o próximo domingo (17). A ação, em forma de festival, pioneira no Rio Grande do Sul, une arte e tecnologia nas ruas de Caxias do Sul.

Segundo  a idealizadora do FLOW - Festival de Linguagens em Arte e Tecnologia, Caliandra Troian, a primeira edição do projeto tem como tema “A cidade que eu habito”. A intenção é conectar as pessoas a nossa cidade, despertando a atenção dos espectadores para o patrimônio histórico de Caxias e valendo-se para isso da tecnologia, que estará a serviço da arte. Afinal, os espaços urbanos serão utilizados como plataforma de interação, estimulando o uso e preservação do espaço urbano público.

Caliandra explica que foi realizada uma convocatória, que teve a participação da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Portanto, as obras expostas são fruto de uma residência artística e realizada com dez artistas do Estado, seis deles de Caxias do Sul, buscando potencializar a cultura como um espaço de experimentação.

Neste sentido, o projeto promete levar arte, luz e cor para pontos simbólicos da cidade, a exemplo de prédios históricos, espaços culturais, museus, Arquivo Histórico Municipal, Estação Férrea, entre outros.

A programação ainda inclui projeção mapeada e em grande escala, residência artística, instalação em realidade virtual, live cinema, show de luzes e projeções pelo centro da cidade, cujos detalhes você encontra no site da Rádio Caxias.

O projeto ainda contará com roteiros artísticos pela Casa de Pedra, o Centro de Cultura Ordovás, a Catedral e a Igreja de São Pelegrino, no Cidade Iluminada. Já o  Cidade Animada utilizará o quadrilátero da praça Dante Alighieri numa composição de projeção e iluminação. Pessoas que passarem pelas ruas Rubem Bento Alves e Sinimbu ainda poderão ver algumas obras de arte animadas em painéis de LED.

Todas as atrações são gratuitas, com exceção do Floresta Encantada, na Sala de Teatro Valentim Lazarotto, no Centro de Cultura Ordovás, que contará com um ambiente de realidade virtual. Os ingressos custam entre R$20 (inteira) e R$10 (meia entrada) e podem ser adquiridos no Sympla.

Confira outras ações previstas:

● Live Cinema, na GARE de Caxias do Sul - projeção mapeada na Estação Férrea de Caxias do Sul, com performance musical ao vivo, no estilo Live Cinema, uma integração entre as linguagens artísticas, com a participação do artista sonoro Guilherme Santin e do elenco da Cia Municipal de Dança.

● Cidade animada, com exibição de obras - em dois painéis de LED de propaganda da cidade, com conteúdos gerados pelos artistas do programa de residência e pelos alunos do curso de Criação Digital da UCS;

●  Suaveciclo - performance que utiliza triciclos audiovisuais adaptados para que personagens ganham vida e percorram o espaço aberto. As projeções iluminam paredes, árvores, calçadas e todo espaço urbano, propondo a interatividade das animações com o público.

●   Cidade Iluminada - Iluminação arquitetônica de espaços Simbólicos da cidade

 

Serviço

O que: FLOW – Festival de Linguagens, Arte e Tecnologia

Onde: Caxias do Sul - RS

Quando: 13 a 17 de outubro de 2021

O FLOW é um projeto de Cali Gestão Cultural e Comunicação, financiado pela Secretaria do Estado da Cultura do RS através do Procultura RS e Lei de Incentivo à Cultura do Município de Caxias do Sul com patrocínio de Sulgás, Magnani e Orquídea.


Departamento de Jornalismo


CONFIRA O ÁUDIO








Em breve
Nenhum jogo no momento.